O Calendário de pagamentos do Programa de Integração Social (PIS) para 2024 já foi divulgado pelo governo federal. Este benefício anual, que pode atingir o valor final de R$1.412,00, será pago aos trabalhadores cadastrados no programa que cumpram certos requisitos estabelecidos.
Quem tem direito ao PIS?

O PIS é um benefício destinado a promover a integração do trabalhador com o desenvolvimento da empresa e do país. Para ter direito a ele, o trabalhador deve:
- Ter trabalhado com carteira assinada por, pelo menos, 30 dias no ano-base do calendário do PIS.
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante esse ano.
- Ter estado cadastrado no PIS por, no mínimo, cinco anos.
- Ter todos os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) pelo empregador.
Os trabalhadores que cumprirem esses critérios receberão um valor proporcional ao tempo de trabalho no ano-base, de acordo com a tabela de pagamento do PIS.
Calendário do PIS 2024
O pagamento do benefício é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Segue abaixo a tabela completa:
- Janeiro: a partir de 15 de fevereiro.
- Fevereiro: a partir de 15 de março.
- Março: a partir de 15 de abril.
- Abril: a partir de 15 de abril.
- Maio: a partir de 15 de maio.
- Junho: a partir de 15 de maio.
- Julho: a partir de 17 de junho.
- Agosto: a partir de 17 de junho.
- Setembro: a partir de 15 de julho.
- Outubro: a partir de 15 de julho.
- Novembro: a partir de 15 de agosto.
- Dezembro: a partir de 15 de agosto.
Cabe destacar que o benefício é disponibilizado de forma gradativa, seguindo o calendário de pagamentos.
Valor do PIS/PASEP 2024
O valor do benefício é proporcional à quantidade de meses trabalhados em 2022, ano-base para o pagamento. Cada mês de trabalho equivale a R$ 117,67. Portanto, se um trabalhador atuou por 10 meses, ele receberá R$ 1.176,68.
Como consultar e sacar o PIS
É possível consultar o saldo do PIS de diferentes formas: pelo aplicativo da Caixa Econômica Federal; pelo site da Caixa; por telefone, através da Central de Atendimento da Caixa; ou presencialmente, em agências do banco.
Após a consulta, o trabalhador poderá sacar o benefício, que será creditado automaticamente na conta da Caixa, se ele possuir uma. Caso contrário, ele poderá realizar o saque utilizando o Cartão do Cidadão e a senha cadastrada nos caixas eletrônicos da Caixa, nas agências do banco ou nas lotéricas.