A numismática, ciência que estuda cédulas, moedas e medalhas do ponto de vista histórico, artístico e econômico, vem ganhando espaço entre os brasileiros. Muitas pessoas estão dispostas a pagar altos valores por moedas raras que adicionam um toque especial às suas coleções. Mas o que faz com que simples moedas possam valer uma fortuna?
Quanto valem as moedas de 5 centavos?
O motivo pelo qual uma moeda pode ser bastante valorizada é a sua raridade, não necessariamente o seu valor facial. Três moedas de 5 centavos, por exemplo, podem valer até 150 reais, mesmo que seu valor numérico seja apenas de 15 centavos.
Isso ocorre devido a erros de fabricação da Casa da Moeda do Brasil, onde todas as cédulas e moedas do país são produzidas para circulação a pedido do Banco Central. Em 1994, 1995 e 1997, algumas moedas de 5 centavos apresentaram a data e o número 5 atingindo a parte frontal da moeda, um erro que as tornou únicas e, consequentemente, mais valiosas para os colecionadores.

A conservação das moedas importa?
Sim, a conservação das moedas tem um grande papel na determinação de seu valor. As moedas em estado de “flor de cunho”, que são aquelas que não foram circuladas e não apresentam sinais de desgaste, são as mais valiosas.
Moedas em estado “soberba”, que mantêm cerca de 90% dos detalhes da cunhagem original, também são bem valorizadas. Já as moedas classificadas como “muito bem conservadas” têm aproximadamente 70% dos detalhes originais e desgaste homogêneo.
Se você tiver moedas raras e desejar vendê-las, existem várias maneiras de fazer isso. Você pode procurar lojas especializadas, participar de leilões, se juntar a grupos de colecionadores no Facebook e vender em marketplaces online, como Mercado Livre e Shopee.
Por que algumas moedas se valorizam com o tempo?
Além da raridade, outros fatores também podem fazer com que uma moeda aumente de valor. Algumas são produzidas para datas comemorativas, enquanto outras apresentam erros de cunhagem ou fabricação, foram pouco produzidas ou simplesmente têm poucas unidades em circulação.
Essas características despertam o interesse dos colecionadores e, à medida que passa o tempo e essas moedas se tornam cada vez mais difíceis de serem encontradas, elas podem se tornar verdadeiros tesouros.
Então, a próxima vez que você receber algumas moedas de troco, talvez valha a pena fazer uma verificação mais minuciosa. Quem sabe você não tem uma pequena fortuna repousando no fundo do bolso?