A Caixa Federal deu início à distribuição de um novo auxílio emergencial, destinado a trabalhadores sem emprego atual e em situação de vulnerabilidade social. O benefício de R$ 540 mensais está sendo disponibilizado através da plataforma digital Caixa Tem, sendo parte integrante do programa Bolsa Trabalho, iniciativa do governo do estado de São Paulo.
Quem tem direito ao Bolsa Trabalho?

Para ser elegível ao Bolsa Trabalho, é necessário cumprir alguns pré-requisitos. Os candidatos devem estar sem trabalho há mais de um ano e não estar recebendo seguro-desemprego ou qualquer auxílio de natureza semelhante. Além disso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma renda familiar per capita inferior ou igual a meio salário mínimo.
Como o Bolsa Trabalho funciona na Caixa Tem?
Os cidadãos beneficiados pelo programa deverão prestar serviços por quatro horas por dia, recebendo em troca o valor de R$ 540 por mês. As oportunidades de trabalho estão diversas, abrangendo locais como escolas, creches, secretarias, postos de saúde e centros esportivos. Os cargos disponíveis são variados, indo de copeiro a zelador.
Saque disponível através do Caixa Tem
O repasse do Bolsa Trabalho é realizado por meio de um cartão fornecido pelo governo. Existe também a opção de receber o benefício diretamente na conta Caixa Tem. Ao optar por receber o auxílio através da Caixa Tem, o beneficiário poderá realizar saques em caixas eletrônicos utilizando a função “saque sem cartão” do aplicativo.
Outras facilidades incluem a possibilidade de fazer transferências, pagamento de boletos, utilização do sistema PIX ou uso do cartão de débito virtual. Este auxílio vem ao encontro da necessidade de prover uma fonte de renda temporária para as famílias mais vulneráveis do estado, de maneira a ajudar a atenuar os efeitos econômicos devastadores da pandemia do COVID-19. A expectativa do governo paulista é que milhares de cidadãos consigam ser beneficiados com o programa Bolsa Trabalho.