Para realizar sonhos e atingir as metas estabelecidas, é necessário ter organização e planejamento. Seja para quitar as dívidas ou realizar uma viagem em família, é essencial controlar os recursos financeiros e adquirir novos hábitos.
Conhecer estratégias e estar determinado a atingir os seus objetivos é fundamental para manter as finanças em ordem. A educação financeira traz independência e pode ser praticada seguindo algumas dicas:
Supervisione os gastos e as dívidas

Primeiramente, é preciso entender quanto pode ser gasto. Para isso, comece anotando a sua renda mensal. Depois, anote todos os gastos fixos, como aluguel, parcelas de financiamento, conta de água e alimentação. Em seguida, as despesas variáveis, como pequenas viagens ou passeios, e aqueles gastos emergenciais ou que ocorrem em momentos específicos.
Com a renda e as despesas descritas, é possível identificar o que está demandando muito do orçamento, o que pode ser reduzido e quanto dinheiro pode ser destinado à sua meta. Além disso, ainda é razoável que se destine uma parte dos recursos a uma reserva de emergência.
Uma forma de visualizar tudo isso de forma clara é utilizar uma planilha. Podem ser utilizadas cores diferentes para as despesas e também para o montante que se deseja obter. O importante é que fique fácil de entender para onde o dinheiro vai todo mês.
Neste registro, é fundamental anotar tudo o que entra e sai, porque às vezes os gastos pequenos do dia a dia fazem diferença no resultado final. Por isso, tente criar o hábito de registrar o gasto assim que ele for feito.
Priorizar o pagamento de dívidas
Se o sonho é se livrar das contas acumuladas, foque em pagar o quanto antes as que têm as maiores taxas de juros e, todo mês, dedique uma parte da sua renda para o pagamento. Assim, você evita a criação de uma bola de neve e a necessidade de se endividar ainda mais.
Se não é possível quitá-las no valor atual, tente uma renegociação. Muitas vezes, é possível chegar a acordos com parcelas menores que cabem no orçamento. Assim, o valor já é determinado e pode ser considerado fixo, tendo prioridade na sua planilha de gastos.
Pesquisar e comparar valores
Uma forma de economizar dinheiro e ter fôlego para atingir as suas metas é pesquisar os valores antes de realizar a compra. Seja um eletrodoméstico ou a academia, é possível encontrar preços muito diferentes entre os concorrentes e às vezes até negociar.
Por mais que seja um pouco trabalhosa, a comparação entre os valores de diferentes marcas ou lojas traz economias consideráveis que podem ser usadas para outros fins. Se a cada compra realizada você pagar 5 reais a menos que o valor original, quanto isso vai significar no fim do mês?
Evite o cartão de crédito
Por fim, é fundamental evitar o cartão de crédito se o objetivo é não gastar mais do que recebe e não se endividar com juros altos. Ao preferir os pagamentos à vista, fica mais fácil administrar quanto você ainda pode gastar, sem a falsa sensação de que é só passar o cartão agora e pagar depois.
Separe o cartão de crédito para compras com valores mais altos, ou então opte por outros métodos de pagamento, como o boleto parcelado, que permite dividir o pagamento em várias prestações mensais. Assim, você mantém o controle financeiro e consegue se planejar com os pagamentos.
Ao longo do tempo, essas práticas se tornam hábitos financeiros saudáveis. O essencial é ter as intenções bem definidas e focar em como você pretende estar no futuro.