O imposto devido em um determinado mês precisa ser pago até o último dia útil do mês seguinte.Caso o aluguel exceda ao valor de R$2.259,20, o proprietário do imóvel precisa fazer o recolhimento mensal do imposto por meio do chamado carnê-leão.
Como preencher o carnê Imposto de Renda

Para aqueles que recebem renda de aluguel e precisam realizar a declaração do Imposto de Renda 2024, os passos são:
- Preencher o carnê-leão de 2023. Esse preenchimento é feito diretamente no site da Receita Federal e requer um código de acesso e senha para o sistema de atendimento virtual da Receita, o e-CAC.
- Na sequência, acesse o menu “Meu Imposto de Renda” e selecione “Acessar Carnê-leão”.
- Em seguida, preencha a planilha do site, mês a mês, com o valor líquido do aluguel, já descontados o IPTU e o condomínio. O programa calculará o valor do imposto a ser pago.
No caso dos aluguéis recebidos em 2023, se você não preencheu o carnê-leão e pagou os Darfs, já está em dívida com a Receita Federal. A multa por atraso no pagamento do carnê-leão pode chegar a 20% do imposto devido.
Declarando o aluguel no Imposto de Renda 2024
Após o preenchimento do carnê-leão de 2023, o contribuinte deve transportar essas mesmas informações para o programa da declaração do Imposto de Renda 2024. Dessa forma, torna-se muito mais fácil para o contribuinte declarar sua renda com aluguel.
Para evitar problemas futuros, é essencial que o contribuinte guarde todos os comprovantes de pagamento do DARF, recibos de aluguel e comprovantes de pagamento do IPTU e do condomínio por um período mínimo de cinco anos.