Você provavelmente já ouviu o canto que já se tornou conhecido em caixas e checkout por todo o Brasil: “Deseja incluir o CPF na nota?”. Mas você realmente sabe os benefícios por trás dessa pergunta? Saiba que esse pequeno ato pode acabar gerando resgates de crédito e até mesmo oferecer chances para concorrer a prêmios.
Por que adicionar o CPF na nota?

Os benefícios de inserir o CPF na nota podem variar de acordo com o estado ou região onde você mora. No entanto, um dos mais comuns é o acúmulo de créditos. Tais créditos podem ser convertidos em uma série de vantagens, desde ingressos para shows até recargas para o celular. Em alguns estados, dentre eles São Paulo, ainda é possível transferir o valor acumulado para uma conta corrente ou poupança, ou utilizá-lo como forma de desconto no IPVA.
Isso sem mencionar que, em alguns casos, adicionar seu CPF na nota fiscal pode lhe proporcionar participações em sorteios cujos prêmios podem chegar a R$ 1 milhão.
Como participar dos sorteios?
Para usufruir dessa oportunidade, basta realizar um cadastro no site oficial do programa do seu estado e aderir ao regulamento. Em São Paulo, por exemplo, os cadastros podem ser realizados até o dia 25 de cada mês, tornando a participação nos sorteios do mês seguinte automática.
Quem pode recuperar o dinheiro?
Os direitos para resgate do crédito do CPF na nota variam de estado para estado. Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas, Bahia, Ceará, Amazonas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná e Distrito Federal são alguns dos que oferecem essa vantagem.
Para consultar o saldo acumulado, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda de seu estado e fazer login. Caso haja saldo disponível, a solicitação do resgate pode ser feita por lá.
Dicas para aproveitar ao máximo o CPF na nota
Com essas informações em mãos, aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo essa oportunidade:
1. Sempre solicite a inclusão do CPF na nota;
2. Acompanhe os prazos e requisitos do programa de seu estado;
3. Consulte regularmente o saldo disponível e resgate o quanto antes para evitar que os créditos expirem;
4. Participe dos programas de sorteios de prêmios, se disponíveis em seu estado;
5. Use os créditos acumulados para benefícios que façam sentido para você.
Em suma, a simples ação de adicionar o CPF à nota fiscal pode trazer uma série de vantagens a longo prazo. Por isso, na próxima vez que ouvir a famosa pergunta, sabe o que responder.