Em meio a crescente expectativa, o Institututo Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a data de pagamento da primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas. O pagamento, que de acordo com a programação, ocorrerá em agosto de 2024, consiste em uma notícia surpresa, visto que anteriormente houve a negação quanto à antecipação do benefício.
A importância da primeira parcela do 13º para os aposentados

Tal como qualquer receita adicional, a primeira parcela do 13º salário dos aposentados é de grande importância. O montante extra funciona como um aliado financeiro que auxilia no pagamento das despesas diárias, principalmente para um grande número de aposentados que dependem desse rendimento como fonte principal para suas despesas. Contudo, é importante ressaltar a necessidade de planejamento financeiro para evitar dívidas desnecessárias.
Como funcionará o pagamento?
A estratégia de pagamento do 13º pelo INSS é dividida em duas etapas. Primeiramente, os beneficiários que recebem até um salário mínimo serão atendidos. Na sequência, é a vez daqueles que têm rendimento acima do salário mínimo. Esta metodologia visa maximizar eficiência e organização no sistema de pagamentos, assegurando que todos recebam dentro do prazo estipulado.
Como se informar sobre o pagamento do 13º salário?
Existem diferentes maneiras de se manter atualizado sobre o pagamento do 13º. Uma das opções é por meio da ligação para o número 135 ou ainda pelo acesso ao site oficial do Meu INSS. Nestes dois casos, é possível verificar todas as informações relativas ao pagamento do benefício e possíveis pendências. Sem dúvida alguma, as notícias relacionadas ao 13º salário do INSS são aguardadas ansiosamente por aposentados e pensionistas.
Este rendimento extra possui um peso significativo, especialmente em um contexto econômico que apresenta desafios. Logo, se manter informado e planejar com antecedência é indispensável para evitar a endividamento e garantir maior tranquilidade em termos financeiros. Portanto, é fundamental não depender exclusivamente dessa renda e realizar um planejamento financeiro prudente.