O lançamento do FGTS Futuro, programa que prevê a utilização de saldos futuros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para financiamento imobiliário, está previsto para março, segundo o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias.
A previsão é de que o programa possibilitará maior acessibilidade ao consumidor e, por consequência, aumentará a demanda no setor imobiliário, o que resulta em um cenário positivo para construtoras de baixa renda, sobretudo para a Tenda (TEND3), que apresenta maior exposição a essa faixa de renda.
O FGTS Futuro e as faixas de renda do Minha casa Minha vida

As faixas de renda familiar do programa MCMV devem ser revisadas anualmente, sendo a última revisão realizada em julho de 2022. Nesse contexto, a XP Investimentos acredita que o reajuste do salário mínimo brasileiro em dezembro de 2023, que resultou em um aumento de 7% para 2024, poderá influenciar positivamente na demanda do programa de financiamento imobiliário.
Além disso, a instituição financeira acredita que construtoras como Cury (CURY3), Direcional (DIRR3) e Plano&Plano (PLPL3) podem se beneficiar mais, dado a maior exposição ao Faixa 3 do MCMV.
Aumento do poder de compra dos beneficiários
Sob a ótica da casa de análises Bradesco BBI, os beneficiários que comprometem entre 20% a 27% de sua renda familiar poderão ter maiores chances de se qualificar para o financiamento imobiliário oferecido pelo FGTS Futuro. Nesse sentido, as construtoras que atuam nas faixas de renda mais baixas do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) poderão impulsionar suas vendas ao mesmo tempo, em que terão benefícios na redução do financiamento pró-soluto.
Tenda se destaca na carteira da XP Investimentos
Conforme a XP Investimentos, a Tenda é uma das ações que mais poderão se beneficiar do FGTS Futuro, haja vista sua alta exposição à Faixa 1 do programa MCMV (59% das vendas do 3T23). Para a empresa de investimentos, os benefícios potenciais da medida podem impactar positivamente as diretrizes da Tenda, aumentando seu índice de giro de capital empregado.
Expectativa de aprovação favorável
A XP Investimentos vê um ambiente favorável para a aprovação do FGTS Futuro, dado uma base legal sólida e a possibilidade de implementação do sistema operacional da Caixa Econômica Federal (CEF).