No Brasil, um documento de suma importância para todos os cidadãos é a identidade. Este certificado é imprescindível para a autentificação perante as autoridades bem como no acesso a diferentes serviços e benefícios. Recentemente, um novo sistema de identificação foi lançado: a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que demonstra uma série de vantagens perante ao modelo anterior que estava previsto para ser extinto.
Tratando-se de um novo padrão nos documentos pessoais

A nova Carteira de Identidade Nacional é um documento com padrão unificado para todo o território nacional, substituindo o antigo número do RG pelo CPF. Com a proposta de reunir todas as informações da vida do cidadão em uma única referência, o CPF, a CIN é considerada um dos documentos mais seguros do Brasil, sendo esta capacidade reforçada através de um QR Code passível de leitura por meio de um celular.
Adicionalmente, este novo formato segue um padrão internacional compatível com outros países com os quais o Brasil possui acordo, tal como os integrantes do Mercosul.
A Carteira de Identidade Nacional é para todos?
Sim. Todos os cidadãos brasileiros têm o direito de solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional. Contudo, é válido levar em consideração que a substituição do documento não é necessária imediatamente. O prazo para troca varia conforme cada estado, contudo, todos os brasileiros devem realizar a mudança até 2032.
Quais são as vantagens do novo documento?
A nova Carteira de Identidade Nacional apresenta diversas vantagens em relação ao modelo anterior:
- Documento unificado em todo o país;
- Identificação por meio do CPF;
- Reunião de todas as informações da vida do cidadão;
- Segurança reforçada;
- Padrão internacional;
- Emissão e renovação gratuitas.
Emissão em todo o território
A nova Carteira de Identidade já é emitida em 23 estados brasileiros, além do Distrito Federal. E se você reside em uma destas regiões, a sugestão é realizar a troca do documento para evitar filas e procrastinação no futuro.
Como solicitar a nova Carteira de Identidade?
A solicitação do novo documento deve ser realizada em um dos órgão de identificação do estado do solicitante, onde serão necessários o documento com CPF, certidão de nascimento ou casamento (original e cópia simples) e foto 3×4. Mesmos aqueles que não desejam realizar a troca agora precisarão fazer a substituição do RG pela nova Carteira de Identidade Nacional até 2032.
CIN Digital
A Carteira de Identidade Nacional também possui uma versão digital, acessível após a solicitação do documento físico. Por meio do App Gov.br o cidadão pode acessar a versão digital do certificado que será gerado junto a um QR Code.
Assim, a substituição do RG pela nova Carteira de Identidade Nacional é uma realidade que se aproxima. Por isso, é importante estar atento às informações acerca da nova CIN para possuir seu documento atualizado e em conformidade com as normativas.