O mês de março traz boas notícias para os trabalhadores com carteira assinada: a Caixa Econômica confirmou 12 pagamentos diferentes do PIS/PASEP para os dias 4, 5, 6, 7 e 8 deste mês. Este pagamento é destinado àqueles que já foram beneficiados de acordo com o calendário regular previamente estabelecido.
Beneficiados pelo PIS/PASEP

Estima-se que o pagamento do PIS/PASEP em 2024 beneficiará pelo menos 24,5 milhões de pessoas. Cerca de 21 milhões destas são trabalhadores da rede privada que receberão pela Caixa Econômica Federal, enquanto os restantes, funcionários da rede pública, terão acesso ao benefício pelo Banco do Brasil.
O calendário de saque do PIS/PASEP
O calendário de saque do PIS/PASEP foi organizado com base no mês de nascimento do trabalhador, independentemente do banco pagador. Os valores serão creditados para quem trabalhou com carteira assinada em 2022, recebendo no máximo dois salários mínimos por mês. Nesta semana do mês de março (dias 4,5,6,7,8), as liberações seguem acontecendo para os nascidos em janeiro.
Critérios para receber o PIS/PASEP
Para ter direito ao PIS/PASEP, é necessário atender aos seguintes critérios: estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ter trabalhado com carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base; ter recebido remuneração máxima de até dois salários mínimos mensais no ano-base; e o empregador deve ter informado corretamente os dados do trabalhador à Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou ao eSocial.
Valor do PIS/PASEP em 2024
O valor mínimo do abono salarial PIS/PASEP corresponde a 1/12 do salário mínimo vigente, e o valor máximo equivale a um salário mínimo completo. O montante varia de acordo com os meses trabalhados pelo indivíduo. Aqueles que trabalharam 12 meses, por exemplo, vão receber o valor cheio do salário mínimo, que em 2024 é R$ 1.412,00.
Saque do PIS/PASEP neste ano
Para realizar o saque do PIS/PASEP, o trabalhador deverá seguir uma série de passos que variam de acordo com o banco pagador. No caso do PIS, recebido pela Caixa Econômica, as opções variam entre saques em agências da Caixa, casas lotéricas, por meio de conta corrente para quem já é cliente, ou pelo app Caixa Tem para quem não é correntista. Para o PASEP, pago pelo Banco do Brasil, o saque pode ser feito em qualquer agência do BB, por meio de conta corrente para quem já é cliente, ou via transferência por meio do App BB PASEP para qualquer banco da mesma titularidade.
Independente do local escolhido para o saque, é importante lembrar que o trabalhador deve apresentar um documento com foto para comprovar sua identidade.