Mais de 37 mil rondonienses buscam uma oportunidade em concursos públicos e se preparam para as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), que serão realizadas no próximo mês de maio. Conforme o balanço final das inscrições do CNU, divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), são 2,14 milhões de pessoas inscritas em todo país, concorrendo às 6 mil vagas ofertadas em oito blocos.
No estado de Rondônia, 37.428 inscrições foram confirmadas. O estado com maior número de inscritos é São Paulo, com mais de 228 mil candidatos. As provas do CNU serão realizadas em 220 cidades brasileiras e em Rondônia, os exames serão aplicados nas cidades de Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.
Maiores detalhes sobre o Concurso Nacional Unificado

Este concurso, que acontecerá nacionalmente com mais de 2,14 milhões de inscritos, representa uma verdadeira revolução para o setor de concursos públicos. A prova será aplicada em 220 cidades brasileiras, dentre elas, quatro cidades de Rondônia: Ariquemes, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena. Conforme o MGI, os locais de provas estarão disponíveis para todos os inscritos a partir do dia 25 de abril.
Vagas disponíveis para Rondônia
No estado de Rondônia, há vagas disponíveis para trabalhar no IBGE e no Incra. As áreas de atuação abrangem desde Geoprocessamento e Gestão em Pesquisas até Engenharia, tanto Civil como Florestal, Agronomia e Análise Administrativa.
Como serão as provas do CNU?
As provas do concurso ocorrerão no dia 5 de maio, em dois horários: pela manhã e à tarde. Para os candidatos de nível superior, as provas consistirão em questões objetivas de conhecimentos gerais, além de uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Já para os candidatos de nível médio, as provas consistirão em questões objetivas e uma redação.
Ao observar o grande número de candidatos inscritos somente em Rondônia, é inegável a relevância do Concurso Nacional Unificado. Fica evidente que este é um marco para os serviços públicos, despertando o interesse de milhões de brasileiros em todo o país. Para muitos, o CNU representa uma oportunidade única de ingressar em um emprego público, reforçando o papel vital deste setor para a sociedade brasileira.