O programa governamental Bolsa Família, que pretende principal a promoção da inclusão social e o combate à pobreza no Brasil, passará por importantes alterações em 2024. Coordenado pelo Presidente Lula, as novas medidas prometem trazer ganhos significativos para milhões de famílias brasileiras.
Novidades do programa

Dentre as principais mudanças, destaca-se o Auxílio Gás. A partir de 16 de fevereiro, mais de 5,5 milhões de famílias começaram a receber um benefício adicional, correspondente a 100% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos.
Essa medida foi estabelecida conforme a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), totalizando um montante de R$ 102 para cada família beneficiada nesta primeira etapa. Para ser elegível ao Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), associado ao Bolsa Família, para famílias com renda mensal per capita de até R$ 218.
Antecipação de pagamentos
Outra medida relevante foi a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família para milhões de beneficiários, por uma ação urgente do governo. Essa alteração foi motivada por emergências ou calamidade pública, com pagamentos de fevereiro antecipados para beneficiários em nove cidades do Rio Grande do Sul e uma no Espírito Santo.
Cerca de 1,2 milhão de famílias foram beneficiadas com a medida, especialmente aquelas atingidas por fortes chuvas, enchentes e um ciclone, que desalojaram mais de 6,3 mil brasileiros de suas casas. Os valores foram liberados no primeiro dia do calendário de pagamento e já estavam disponíveis para as famílias afetadas a partir do dia 22 do mesmo mês.
Quem pode se beneficiar?
Os municípios gaúchos contemplados foram Cruzeiro do Sul, Erechim, Guaíba, Hulha Negra, Lagoa Bonita do Sul, Mata, Passa Sete, São Vicente do Sul e Torres. No Espírito Santo, apenas os moradores de Ibatiba tiveram acesso ao benefício.
Permanência das medidas
As novas ações do Bolsa Família, inicialmente válidas por dois meses, têm possibilidade de extensão conforme as necessidades de cada região afetada. É importante que os beneficiários do programa permaneçam atentos às alterações e novidades, para garantir o acesso a todos os direitos e benefícios.
Essa é uma etapa importante na busca pela inclusão social e combate à pobreza, e o governo afirma que outras medidas estão sendo estudadas para aumento da eficácia do programa Bolsa Família.