Nesta quinta-feira (29), o Ibovespa inicia sua sessão em queda de 0,41%, aos 129.626,98 pontos. No pregão de ontem, o índice fechou em baixa de 1,16% aos 130.155,43 pontos.
Hoje, o mercado reagi aos dados alemão e no Brasil, que mexem minimamente no mercado. Porém, a grande espera dos investidores é a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE). Os Estados Unidos com essa divulgação e mais o PMI e pedidos por seguro-desemprego, vão impactar o mercado.
Na Europa, o departamento de estatística alemão, o Destatis, divulgou nesta quinta-feira (29), que as vendas no Varejo do país sofreram um recuo de 0,4% neste primeiro mês do ano. O resultado frustrou a expectativa dos analistas, que previam avanço de 0,5%.
Aqui no Brasil, a taxa média de desemprego no Brasil foi de 7,6% no trimestre encerrado em janeiro, estável em relação ao trimestre encerrado em outubro. O dado porém, veio acima do 7,4% observados em dezembro.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, a taxa de desocupação obteve um recuo de 0,7 ponto percentual. O dado veio abaixo do esperado, o mercado previa uma taxa de 7,8% no primeiro indicador de 2024.
Por fim, nos Estados Unidos, os dados de Seguro-desemprego vão sair às 10h30, além dele, o PCE americano em janeiro deve influenciar o desempenho dos ativos em todo o mundo. Por ser o indicador de inflação mais observado pelo Federal Reserve (Fed), o BC dos Estados Unidos, o dado tende a influenciar as expectativas para a política monetária no país e impactar as bolsas. O país também divulgará o PMI, marcado para as 11h45.
Acompanhe ao vivo as notícias do mercado no Youtube da BM&C News: