O aplicativo Caixa Tem, administrado pela Caixa Econômica Federal, liberou nesta semana novos pagamentos do PIS. Por meio do programa, trabalhadores com vinculação formal de emprego podem receber valores de até R$ 1.412. O pagamento de fevereiro já foi liberado para aqueles que nasceram em janeiro.
Quem tem direito ao abono salarial pelo Caixa Tem?

O abono salarial é um benefício garantido por lei a determinados grupos de trabalhadores. Para ter direito, é necessário que o trabalhador esteja inscrito no programa do PIS/PASEP por, pelo menos, cinco anos. Além disso, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias no ano vigente.
O abono também é condicionado à uma média salarial anual de até dois salários mínimos. Já a elegibilidade do trabalhador deve ser reportada pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Calendário dos pagamentos:
Os pagamentos são organizados conforme o mês de nascimento do trabalhador. Eles acontecem todos os meses, a partir do dia 15. Veja a seguir as datas de liberação:
- Nascidos em janeiro: Pagamento a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em fevereiro: Pagamento a partir de 15 de março
- Nascidos em março e abril: Pagamento a partir de 15 de abril
- Nascidos em maio e junho: Pagamento a partir de 15 de maio
- Nascidos em julho e agosto: Pagamento a partir de 17 de junho
- Nascidos em setembro e outubro: Pagamento a partir de 15 de julho
- Nascidos em novembro e dezembro: Pagamento a partir de 15 de agosto
Os pagamentos são feitos diretamente na conta poupança digital do Caixa Tem, onde o trabalhador pode movimentar o dinheiro do benefício.
Caixa Tem e como funciona
O Caixa Tem é um aplicativo gratuito destinado ao pagamento de diversas transações governamentais, incluindo o auxílio emergencial e o abono salarial do PIS. Por meio dele, milhões de brasileiros podem receber seus benefícios com facilidade e segurança, sem a necessidade de ir a uma agência bancária, facilitando assim o acesso ao dinheiro, especialmente para aqueles que vivem em regiões remotas do país.
É importante estar atento às datas de liberação do pagamento do PIS para não perder a oportunidade de receber este benefício. Para mais informações, acesse o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo Caixa Tem.