O Nubank, um dos principais bancos digitais do mundo, anunciou seu lucro ajustado de US$ 395,8 milhões no quarto trimestre de 2023, representando um aumento de 11,3% em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano e uma expressiva alta de 247,8% em relação ao período homólogo. Este desempenho levou a uma receita de aproximadamente US$ 2,405 bilhões, um crescimento trimestral de 12,3% e anual de 65,5%.
Nubank vira o ano de 2023 com lucro de US$ 1 bilhão

No ano fechado de 2023, o Nubank apresentou um lucro de US$ 1 bilhão, um salto significativo quando comparado ao prejuízo de US$ 9,1 milhões registrado no ano de 2022. “Estamos construindo a maior plataforma de consumo da América Latina, com forte capacidade de geração de lucros, tendo entregue mais de US$ 8 bilhões em receitas e US$ 1 bilhão de lucro líquido em 2023,” afirmou o fundador e CEO do Nubank, David Vélez.
Nubank cresce em clientes e em carteira de crédito
O Nubank demonstrou um sólido crescimento em sua base de clientes, adicionando 4,8 milhões de clientes no quarto trimestre e 19,3 milhões no ano, atingindo um total de 93,9 milhões de clientes até o final de dezembro. Isso representou um crescimento de 5,4% em relação ao trimestre anterior e de 25,9% em relação ao período homólogo. A carteira de crédito do banco também cresceu, atingindo US$ 8,2 bilhões, o que representa um aumento de 22,4% em relação ao trimestre anterior e de 91% em um ano.
Impacto do teto de juros no rotativo do cartão de crédito
Com a nova regra do teto de 100% de juros no rotativo do cartão de crédito, o Nubank espera algum impacto negativo em seus lucros. No entanto, o vice-presidente financeiro do Nubank, Guilherme Lago, defende que esse impacto “não será tão material”. Ele também reforça a estratégia do banco de elevar a margem ajustada ao risco, ao invés de simplesmente reduzir a inadimplência.
Com isso, o Nubank continua trabalhando para aumentar sua presença não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina, com foco em diversificar caminhos de crescimento e mantendo o objetivo de ultrapassar a marca impressionante de 100 milhões de clientes em 2024.