O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício concedido pelo governo federal aos trabalhadores brasileiros que estão inscritos no programa e atendem aos critérios estipulados. Este benefício funciona como uma maneira de integrar o trabalhador à desenvolvimento da empresa na qual trabalha.
Para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa atender a alguns critérios, como ter trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias no ano-base, receber remuneração média de até dois salários mínimos e estar inscrito no PIS há pelo menos cinco anos. O valor do benefício varia de acordo com o tempo de trabalho e a remuneração do trabalhador.
Novo calendário do PIS já está disponível

O governo federal já divulgou o calendário do PIS para o ano de 2024. Este calendário define as datas de pagamento do benefício para os trabalhadores inscritos no programa.
Os pagamentos são organizados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, a fim de facilitar o acesso às informações sobre o recebimento do benefício.
Quando e quanto será pago?
O valor do PIS 2024 será calculado levando em conta o tempo de trabalho e a remuneração recebida pelo trabalhador em questão. Assim, quanto mais tempo de trabalho e maior a remuneração, maior será o valor do benefício.
Os pagamentos vão de 15/02/2024 a 27/12/2024, e os montantes disponibilizados variam de R$ 117,67 a R$ 1.412,00 para quem trabalhou entre 1 e 12 meses, respectivamente no ano-base 2022.
Estes valores serão pagos pela Caixa Econômica Federal, que depositará o montante diretamente na conta do trabalhador ou permitirá o saque nas suas agências.
Como receber o PIS 2024?
Existem duas maneiras de receber o benefício do PIS. Se o trabalhador possuir uma conta na Caixa Econômica Federal, o valor será depositado diretamente na conta, não sendo necessário ir até a agência.
Caso não haja uma conta na Caixa, o trabalhador deverá ir até uma agência do banco com o Cartão do Cidadão e um documento de identificação para realizar o saque.
É importante lembrar que o prazo para recebimento do PIS é estipulado pelo governo federal e se for perdido, o trabalhador não poderá mais receber o benefício naquele ano. Portanto, é fundamental ficar de olho no calendário e se antecipar para não perder o benefício.