Na nova iniciativa de inclusão, a Serasa, parte integrante dos canais de negociação do Desenrola Brasil, passa a oferecer atendimento dedicado para usuários com deficiência auditiva. A empresa disponibiliza um serviço de tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), possibilitando que seus consumidores possam esclarecer dúvidas sobre a iniciativa governamental com maior facilidade, por meio de videochamadas.
Como funciona esse atendimento?

O serviço exclusivo é disponibilizado pela equipe de atendimento da Serasa, baseada em Blumenau, Santa Catarina, mas que atende consumidores em todo o país. São aproximadamente 300 agentes dedicados aos canais de atendimento, sejam eles digitais ou por voz, e desde o final do ano passado, também passaram a atender consumidores com qualquer grau de perda auditiva.
No site da Serasa, o usuário pode iniciar uma chamada de vídeo, onde será atendido por um intérprete de libras. O agente da empresa, junto ao intérprete, faz a tradução simultânea da conversa, transmitindo em Língua de Sinais as informações solicitadas, tornando mais acessível a comunicação e as informações prestadas aos seus consumidores.
Serviços Oferecidos
Além das informações referentes ao Desenrola Brasil, o atendimento em Libras funciona também como um canal de orientação sobre os demais serviços da Serasa, como a renegociação de dívidas, pontuação de crédito, segurança de dados e outras informações relacionadas às finanças pessoais.
Como Acessar?
O programa do Governo Federal pode ser acessado por meio do site da Serasa, integrado às plataformas desde 15 de janeiro. Os usuários, ao acessarem o site da Serasa, conseguem visualizar se possuem oferta do Desenrola Brasil, sendo redirecionados para o website oficial do programa, onde é possível consultar dívidas e fazer pagamentos nas condições programa, sem necessidade de um login separado.
A tradução simultânea por videochamada é feita em parceria com a Plataforma de Atendimento em Língua de Sinais ICOM, sediada em São Paulo. A plataforma fornece intérpretes capacitados para fazer contato entre consumidores com surdez e centrais de atendimento de inúmeras empresas públicas e privadas.
Atendimento em Libras Passo a Passo
Segue o procedimento para acessar o atendimento em Libras:
- Acesse o canal de ajuda ao consumidor da Serasa em serasa.com.br.
- Na área “Acessibilidade para quem precisa”, escolha a opção “Clique para chamar o intérprete” para iniciar o atendimento.
- A videochamada em libras pode ser feita tanto no computador quanto no celular. Certifique-se de que a câmera do equipamento esteja habilitada.
O atendimento em vídeo é gratuito e exclusivo para pessoas com deficiência auditiva. O acesso à ajuda com intérprete está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Com essa iniciativa, a Serasa reforça o seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão, disponibilizando mais um canal de atendimento capaz de atender a todas as necessidades de seus clientes.