O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024, o pagamento das aposentadorias e pensões referentes ao mês de fevereiro. Os pagamentos serão feitos para os segurados que recebem um benefício de até um salário mínimo, no valor de R$ 1.412. Em um comunicado recentemente postado, o INSS informou que, nesta data, serão feitos os pagamentos para aqueles cujo número de benefício termina em 1.
Ordem de pagamentos de aposentadoria

Os pagamentos seguirão a numeração final do benefício (NB), que consiste em uma série de 10 dígitos, organizados na seguinte sequência: 999.999.99 9 – 9. É importante considerar o penúltimo algarismo para a definição da data do pagamento. Os beneficiários que recebem acima do salário mínimo deverão aguardar o início do mês seguinte para receberem seus pagamentos. Nesse ponto, os pagamentos começarão no dia 1º de março e se estenderão até o dia 7 do mesmo mês.
Calendário de Pagamentos da aposentadoria e pensões
Para ajudar a organizar a população beneficiada, segue abaixo o calendário de pagamentos para os segurados do INSS:
Para quem recebe até um salário mínimo:
- 23 de fevereiro – cartão de final 1.
- 26 de fevereiro – cartão de final 2.
- 27 de fevereiro – cartão de final 3.
- 28 de fevereiro – cartão de final 4.
- 1º de março – cartão de final 6.
- 4 de março – cartão de final 7.
- 5 de março – cartão de final 8.
- 6 de março – cartão de final 9.
- 7 de março – cartão de final 0.
Para quem recebe acima do salário mínimo:
- 1º de março – cartão de final 1 e 6.
- 4 de março – cartão de final 2 e 7.
- 5 de março – cartão de final 3 e 8.
- 6 de março – cartão de final 4 e 9.
- 7 de março – cartão de final 5 e 0.
Como consultar ao Benefício
Os segurados do INSS podem consultar a data de seu pagamento por meio do portal e do aplicativo Meu INSS, clicando na opção “Extrato de Pagamento”. Além disso, é possível realizar a consulta ligando para a central telefônica de número 135, fornecendo o CPF e outros dados pessoais. O INSS garante a efetividade dos pagamentos e a busca ativa para assegurar que todos os beneficiários possam receber seus devidos benefícios, reforçando seu compromisso com o bem-estar da população idosa e pensionista do Brasil.