Segurados do INSS comemoram a liberação de benefícios sem a perícia médica presencial A medida de realizar perícias médicas de forma digital surpreendeu maior parte dos idosos do Brasil. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início a um benefício sem qualquer regulamento obrigatório. De fato, o número de pedidos tem crescido nas últimas semanas, pois formiga a possibilidade de conseguir um salário mínimo brasileiro, hoje fixado em R$1.412, da Previdência Social.
Como funciona o recebimento facilitado do INSS?

Idosos do Brasil podem solicitar Auxílio Doença à Previdência Social sem a necessidade de perícia médica presencial. À princípio, os novos valores do INSS para o ano de 2024 entrarão em vigor nos próximos pagamentos do Instituto. Os segurados que já fazem parte do rol do Auxílio Doença podem respirar aliviados, pois o valor do benefício será calculado com o piso do salário mínimo.
A novidade da liberação do benefício sem a necessidade de perícia médica levou os idosos à surpresa. No entanto, a perícia continuará sendo uma etapa do processo, mas não necessariamente presencial ou nas unidades do INSS, visando a redução das longas filas que caracterizam o ambiente previdenciário.
Como fazer a perícia médica digital do INSS?
Para realizar a perícia médica de forma digital, os segurados precisarão fazer o download do app “Meu INSS”. No aplicativo, uma série de serviços da Previdência Social são disponibilizados aos aposentados e pensionistas. Os segurados que tiverem o benefício aprovado devem seguir o calendário de pagamentos abaixo.
Para facilitar a consulta, o beneficiário deve utilizar o penúltimo dígito do seu cartão para saber a data do depósito.
- Final 1: 23 de Fevereiro;
- Final 2: 26 de Fevereiro;
- Final 3: 27 de Fevereiro;
- Final 4: 28 de Fevereiro;
- Final 5: 29 de Fevereiro;
- Final 6: 01 de Março;
- Final 7: 04 de Março;
- Final 8: 05 de Março;
- Final 9: 06 de Março;
- Final 0: 07 de Março.
A liberação do benefício sem perícia médica presencial é uma grande conquista para os segurados do INSS. A expectativa é que a medida possa tornar a concessão de auxílio doença mais rápida e menos burocrática, beneficiando milhares de cidadãos por todo Brasil.