Atualmente, uma tendência vem ganhando força no cenário brasileiro. Diante de um cenário de defasamento salarial, diversos servidores públicos estão buscando formas alternativas de complementar a renda. E um dos caminhos mais adotados tem sido o de se tornar um Microempreendedor Individual (MEI).
Esta opção, apesar de cheia de vantagens, também apresenta suas particularidades e restrições, especialmente para aqueles que já possuem um vínculo empregatício estabelecido. Vejamos a seguir.
MEI: uma opção para complementar a renda

O regime MEI foi criado em 2008 com o objetivo de formalizar pequenos negócios e trabalhadores autônomos. Com ele, os empreendedores ganham um CNPJ, podem emitir notas fiscais, têm direito a benefícios previdenciários e acesso a crédito bancário.
Todas essas vantagens têm chamado a atenção dos servidores públicos que, por conta do defasamento salarial em suas categorias, têm buscado formas de complementar sua renda, ainda mais em tempos de crise financeira
Restrições para servidores públicos
No entanto, é importante ressaltar que os servidores públicos que desejam se tornar MEI devem prestar atenção em algumas restrições impostas por lei. Segundo as regras atualmente em vigor, aqueles que possuem cargo efetivo na administração, direta, indireta ou fundacional, não podem se formalizar como MEI.
Isso não quer dizer que eles não possam empreender. Eles apenas precisam seguir outros caminhos para a formalização, como a abertura de uma microempresa, por exemplo.
Decisão deve ser bem pensada
Outra questão a ser considerada é que a decisão de se tornar um MEI não deve ser tomada de maneira impulsiva. É necessário fazer uma análise cuidadosa do mercado, do potencial do negócio e de suas habilidades como gestor.
Afinal, ainda que o MEI seja uma opção com menos burocracia e menores custos, ele também exige dedicação e trabalho duro para dar certo. Portanto, antes de tomar essa decisão, pesquise, planeje e avalie todas as possibilidades.
Essa nova jornada pode ser um complemento de renda significativo, mas como todo negócio, exige planejamento e dedicação.