A atualidade exige que as relações comerciais e financeiras sejam respaldadas por comprovantes de várias naturezas, e um muito comum é o comprovante de residência. Quem utiliza os serviços da fintech Nubank pode ter uma saída para essa demanda. Usuários que não possuem contas de consumo vinculadas ao seu nome têm a possibilidade de utilizar a fatura do Nubank como comprovante de residência.
Essa facilidade foi pensada para atender, especialmente, o público jovem, que é grande usuário dos serviços digitais do Nubank. Muitos desses clientes, ao não possuírem contas vinculadas ao seu nome, sentem dificuldade ao precisarem apresentar um comprovante de residência.
Como fazer para ter o comprovante de residência pelo Nubank?

Obter esse comprovante não é complicado. O cliente pode gerar um comprovante de residência dentro do próprio aplicativo do Nubank, a partir do boleto para pagamento da fatura. O procedimento pode ser feito em poucos minutos e é simples.
O comprovante de residência do Nubank é gerado da seguinte forma:
- É preciso acessar o aplicativo do Nubank e entrar na conta, clicando na opção “Cartão de Crédito”.
- Em seguida, o usuário deve clicar em “Pagar Fatura” e digitar o valor que deseja pagar.
- Depois, seleciona a opção “Gerar um boleto”.
- Na próxima página, deve-se optar por “Entendi, gerar boleto”.
- Importante: não se deve copiar o código que aparece na tela. A opção correta é “Enviar boleto por e-mail”.
- Então, basta abrir o boleto enviado ao e-mail. Nele estará registrado o endereço do usuário e esse documento pode ser apresentado como comprovante de residência.
No entanto, vale ressaltar que não são todos os estabelecimentos que aceitam faturas de cartão ou boletos como comprovantes de endereço. Antes de apresentar este documento, é preciso verificar as exigências do local em relação à documentação. Isso é particularmente importante em locais como cartórios, bancos e órgãos públicos.
Por que o comprovante de residência é tão importante?
O comprovante de residência é um documento que confirma o endereço do proprietário, provando que ele possui uma residência fixa ou alugada. Ele é um recurso usado para evitar fraudes e para garantir que a pessoa possa ser encontrada para cobranças ou outros procedimentos formais. Além das contas de consumo como água, luz, etc. e das faturas de cartões como o do Nubank, são exemplos de comprovantes de endereço: IPTU, ITR, boleto de condomínio, correspondência de instituições financeiras ou órgãos públicos, contrato de aluguel, plano de saúde, mensalidade de instituição de ensino, provedor de internet, fatura de TV a cabo, Sem Parar, extrato mensal de banco e IPVA.