O Governo Federal acaba de anunciar uma notícia que promete beneficiar milhões de brasileiros: a antecipação do Pix pelo Caixa Tem. A nova funcionalidade chega para trazer mais agilidade e praticidade nas transações financeiras, em especial para os beneficiários do programa Bolsa Família. Isso porque, a partir de agora, será possível realizar transferências instantâneas de recursos, até mesmo em situações de emergência.
O Que é a Antecipação do Pix pelo Caixa Tem?

Essencialmente, a antecipação do Pix é uma medida que facilita as transações financeiras dos cidadãos brasileiros. Ela foi anunciada pelo Governo Federal e busca oferecer mais rapidez para os usuários na hora de enviar recursos, principalmente para famílias de baixa renda.
Como Funciona a Antecipação do Pix?
O benefício do Vale-Gás, criado durante a pandemia de Covid-19, é uma das maneiras de permitir a antecipação do Pix. O benefício, que tem previsão de ser retomado em 2024, ajudará as famílias brasileiras de baixa renda a pagar seu botijão de gás.
Para acessar a antecipação do Pix, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e o valor do auxílio do vale-gás neste mês será de R$ 102, valor que condiz com o preço médio do botijão de gás de 13 kg no Brasil.
Os recursos do vale-gás serão disponibilizados através da poupança social digital do Caixa Tem, seguindo o mesmo cronograma do programa Bolsa Família, de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Dessa forma, os beneficiários do Bolsa Família poderão usufruir da antecipação do Pix nas suas transações financeiras.
Regras para a Antecipação do Pix pelo Caixa Tem
Para ter direito à antecipação do Pix pelo Caixa Tem, é preciso cumprir uma série de critérios estabelecidos pelo programa. Entre as regras, são incluídos critérios como: ter inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico); possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 606), ou ter renda familiar total igual ou inferior a três salários mínimos; e ter entre os membros da família alguém que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Além disso, prioridade será dada às famílias que mantêm seus cadastros atualizados no CadÚnico nos últimos dois anos, que têm menor renda e maior quantidade de integrantes, que estão contempladas pelo programa Auxílio Brasil, e cujo gestor consiga qualificar o cadastro das famílias a partir de informações de averiguação, quando disponíveis.
Calendário da Antecipação do Pix pelo Caixa Tem
O calendário da antecipação do Pix pelo Caixa Tem é baseado no último dígito do NIS do beneficiário. A liberação segue a seguinte programação:
– NIS final 1: 16 de fevereiro
– NIS final 2: 19 de fevereiro
– NIS final 3: 20 de fevereiro
– E assim sucessivamente até o NIS final 0, com liberação prevista para o dia 29 de fevereiro.
A antecipação do Pix pelo Caixa Tem é resultado de uma iniciativa do Governo Federal destinada a facilitar as transações financeiras dos brasileiros, principalmente dos beneficiários do Bolsa Família.