Segundo a análise de Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, o Ibovespa hoje fechou em alta, seguindo o bom momento das commodities, apesar da Vale, um dos maiores pesos no Ibovespa estar em leve queda, mas outras empresas de commodities como Petrobrás, que tem um peso relevante no indice, e PRIO, estão ajudando na alta do indice devido a alta do petróleo. Algumas ações metálicas também sobem e ajudam na alta do Ibovespa. Outro ponto foram os indicadores americanos, que vieram mais fracos que o esperado e trouxe alívio nas treasuries, provocando um clima de “risk-on” nos mercados emergentes, sugerindo que um corte de juros nos EUA deve estar próximo.
Entre as maiores altas das ações que compõem o Ibovespa, temos as ações da Usiminas (USIM5), refletindo a elevação de preço-alvo por parte do Citi (mas ainda mantendo como recomendação neutra) além de uma maior demanda por aço no Brasil. PRIO (PRIO3) também é destaque seguindo a alta do petróleo lá fora, que sobe próximo de 2%.
Casas Bahia (BHIA3) também sobe, com o alívio da nossa curva de juros devido a um menor estresse nos EUA que também apresenta um alívio nas treasuries. Com isso, as ações de varejo hoje reagem positivamente, em especial a Casas Bahia (BHIA3). Acredito que boa parte do movimento é de cobertura de posições shorts, é um papel que dentre as empresas de varejo é uma das maiores posições shorts de diversos gestores, e com o alívio da curva de juros, esses papéis são bem sensíveis a qualquer mudança no juros, portanto acredito que parte desses gestores estão reduzindo suas posições short no momento.
Sabesp (SBSP3) opera em forte alta também. O governo iniciou a consulta pública sobre a privatização, apresentando a proposta para o modelo, ampliando o prazo de concessão para o ano de 2060, novo modelo de reajuste das tarifas, e isso agradou o mercado, pois é mais um passo rumo a conclusão da privatização.
Entre as maiores quedas das ações que compõe o Ibovespa, temos as ações Locaweb (LWSA3) que vemos como uma correção técnica, pois desde semana passada estava subindo mais de 14% desde a mínima. Outro destaque de queda são as ações da Eneva (ENEV3), apesar da declaração de comercialidade de uma descoberta de 3 bacias para exploração no Amazonas, que é um ponto positivo, mas o relatório de certificação de reservas que a empresa soltou, apresentou queda em 2023 nessas reservas em relação a 2022, e isso está penalizando os papéis hoje.
Entre as maiores altas das ações que compõe o Ibovespa, temos as ações da Usiminas (USIM5), refletindo a elevação de preço-alvo por parte do Citi (mas ainda mantendo como recomendação neutra) além de uma maior demanda por aço no Brasil. PRIO (PRIO3) também é destaque seguindo a alta do petróleo lá fora, que sobe próximo de 2%.
O dólar opera próximo da estabilidade, sem grandes movimentos, sendo cotado próximo dos R$ 4,96, desde ontem o dólar está com uma baixa volatilidade, operando sem grandes movimentos, nem mesmo os indicadores mais fracos nos EUA, e um alívio nas treasuries, provocou algum movimento de queda mais forte na moeda americana.
Os juros aqui seguem em queda, refletindo os dados da economia americana divulgados hoje, e seguindo o mesmo alívio nas treasuries, com a percepção dos investidores que o dado do CPI divulgado na segunda-feira nos EUA foi um dado isolado, conforme declarações da secretária do Tesouro, Janet Yellen. Com isso os investidores acreditam que a tendência de queda na inflação americana se mantenha. Além disso, fica a esperança de que o PCE (que será divulgado dia 29) pode trazer um dado menos surpreendente em relação a inflação americana.