O governo federal começará a realizar os pagamentos do Vale Gás referentes ao mês de fevereiro na sexta-feira, dia 16. O benefício foi criado para ajudar as famílias mais vulneráveis a lidar com o impacto do preço do gás de cozinha (botijão de 13kg) em seus orçamentos. Para esse mês, o valor do auxílio será de R$ 102 por família.
Quem tem direito ao Vale Gás?

O auxílio-gás é concedido bimestralmente e corresponde a 100% do valor médio nacional do botijão de gás de 13kg, conforme divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Têm direito ao auxílio as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal igual ou menor a meio salário mínimo. Aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e residem na mesma casa também são contemplados.
Calendário de Pagamento
Os pagamentos do Vale Gás são realizados em meses pares, seguindo o mesmo calendário do programa Bolsa Família e do NIS do beneficiário. As famílias beneficiárias podem consultar as informações das parcelas nos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem ou pelo telefone 111.
- NIS de final 1 – 16 de fevereiro
- NIS de final 2 – 19 de fevereiro
- NIS de final 3 – 20 de fevereiro
- NIS de final 4 – 21 de fevereiro
- NIS de final 5 – 22 de fevereiro
- NIS de final 6 – 23 de fevereiro
- NIS de final 7 – 26 de fevereiro
- NIS de final 8 – 27 de fevereiro
- NIS de final 9 – 28 de fevereiro
- NIS de final 0 – 29 de fevereiro
Como realizar o saque do Vale Gás?
Os beneficiários do auxílio-gás podem movimentar os valores pelo aplicativo Caixa Tem sem necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal para realizar o saque. Além disso, é possível utilizar o cartão virtual do Caixa Tem para realizar compras nos estabelecimentos por meio da função de débito e realizar saques em terminais de autoatendimento, casas lotéricas, correspondentes bancários e caixas das agências da Caixa Econômica Federal.
Bolsa Família: Quem tem direito?
A principal regra para receber o benefício do Bolsa Família é que a família deve ter uma renda mensal de até R$ 218 por pessoa. Além disso, é necessário estar cadastrado no CadÚnico com os dados atualizados conforme o calendário do governo. O programa Bolsa Família tem seis tipos diferentes de benefícios que variam de acordo com a situação do beneficiário, entre eles o Benefício de Renda de Cidadania (BRC), Benefício Complementar (BCO), Benefício Primeira Infância (BPI), entre outros.
Para manter o benefício, as famílias devem cumprir algumas exigências nas áreas de saúde e educação, como garantir a frequência escolar de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, acompanhar o pré-natal em caso de gestantes, monitorar a nutrição de crianças até 7 anos e aderir ao calendário nacional de vacinação.