Apesar da supressão da necessidade de presença física nas agências bancárias para o INSS, a Previdência Social ainda requer atualização de dados dos beneficiários, sem a qual existe o risco de corte do pagamento. Esta medida se torna particularmente importante em 2024, pois a Previdência iniciou a suspensão de salários de quem não atende ao critério. Neste artigo, vou explicar qual é a prova de vida em 2024 e o que fazer ao receber notificação do INSS.
O que Serve Como Prova de Vida?
Para o ano de 2024, qualquer atualização registrada nos sistemas do governo federal que possa ser verificada pela Previdência Social serve como prova de vida. Isso inclui votação em eleições, vacinação ou consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a referência para a prova de vida permanece sendo à data de aniversário do beneficiário, considerando-se um prazo de 10 meses para a comprovação após essa data.
Notificação do INSS e Seguição de Salário
Caso o INSS não consiga comprovar a vida do beneficiários no referido período, o mesmo será notificado. Em 2024, 4,3 milhões de beneficiários receberam notificação desse tipo, impondo a necessidade de realizarem sua prova de vida para prevenir a suspensão do salário. Quem recebe notificação tem um prazo de 60 dias para regularizar sua situação.
Como Regularizar a Situação?
Para regularização, o beneficiário pode comparecer a uma agência do INSS e realizar a atualização mediante sua biometria em um guichê de autoatendimento; com algum atendente do banco; em agências do próprio INSS ou através do aplicativo Meu INSS. Este último, no entanto, só permite a realização da prova de vida para aqueles que têm biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Após passar com sucesso pelo procedimento de reconhecimento facial, o beneficiário receberá uma mensagem confirmando a autorização da prova de vida.
Portanto, é fundamental que os beneficiários do INSS conheçam o procedimento e realizem sua prova de vida a tempo para evitar a suspensão salarial. Em caso de bloqueio, será necessário solicitar um novo benefício, processo que pode levar algum tempo.
Para Mais Informações
Para obter mais informações sobre o INSS, economia e finanças, acompanhe-me em meu canal no YouTube, João Financeira, e meu perfil no Instagram, @joaofinanceiraoficial.