A semana iniciou com uma novidade para mais de 5 milhões de famílias brasileiras. A partir de agora, elas terão acesso ao pagamento bimestral do vale-gás nacional, uma iniciativa que visa atenuar o impacto da aquisição do botijão de gás de 13kg no orçamento familiar. O benefício será disponibilizado junto ao auxílio do Bolsa Família.
Desde o ano passado, o vale-gás passou a cobrir de forma integral a média de preço nacional para o botijão de 13 kg. A cada dois meses, as famílias beneficiadas recebem o depósito em sua conta do Caixa Tem. O calendário de pagamentos é o mesmo do Bolsa Família.
Quando começam os pagamentos do vale-gás?

Os pagamentos do vale-gás começarão nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, tendo o término previsto para o dia 29 do mesmo mês. Serão disponibilizados ao longo de dez dias úteis para os depósitos, sendo que a Caixa utiliza como referência o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
É importante destacar que o recebimento do Bolsa Família não é uma garantia de que a família também terá o auxílio-gás, dado que são programas independentes mas que, por serem pagos no mesmo dia, acabam sendo somados um ao outro. O benefício para aquisição do gás é garantido ao cidadão que está inscrito no Cadastro Único e que possui uma renda de até meio salário mínimo por pessoa na família.
Calendário de Pagamentos pelo NIS
- Número final do NIS 1 – 16 de fevereiro.
- Número final do NIS 2 – 19 de fevereiro.
- Número final do NIS 3 – 20 de fevereiro.
- Número final do NIS 4 – 21 de fevereiro.
- Número final do NIS 5 – 22 de fevereiro.
- Número final do NIS 6 – 23 de fevereiro.
- Número final do NIS 7 – 26 de fevereiro.
- Número final do NIS 8 – 27 de fevereiro.
- Número final do NIS 9 – 28 de fevereiro.
- Número final do NIS 0 – 29 de fevereiro.
Como verificar o recebimento do vale-gás?
Para saber se irá receber o vale-gás em fevereiro, o representante da família pode realizar a consulta através de quatro canais:
- App Bolsa Família – Fazendo login com o número do CPF;
- App Caixa Tem – Na opção “Extrato” e depois “Futuro”;
- Caixa Telefônica – Ligue para 111;
- Desenvolvimento Social – Ligue para 121.
Com o orçamento apertado e as restrições nos últimos meses, vale ressaltar que nem todos serão aprovados para recebimento do benefício.