O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um serviço concedido pelo INSS que assegura um salário mínimo mensal ao idoso de 65 anos ou mais, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Este benefício se destina àqueles indivíduos que não possuem meios de subsistência ou que cujo rendimento familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo vigente.
BPC e LOAS são o mesmo?

Embora estejam relacionados, BPC e LOAS não são o mesmo. BPC é um benefício garantido pela LOAS, a Lei Orgânica da Assistência Social, conjunto de medidas que rege a assistência social no Brasil, dentre elas o BPC. A LOAS define quem é elegível para receber benefícios como o BPC.
Como consultar BPC pelo Meu INSS?
Para consultar a situação do seu pedido, é necessário:
- Acessar o site ou aplicativo Meu INSS e efetuar o login
- Clicar na opção “Meus benefícios”
- Acompanhar a situação do pedido.
Como solicitar?
Para solicitar, o interessado deverá:
- Acessar o website ou o aplicativo Meu INSS
- Selecione “Novo Pedido” e depois pesquise por “benefício assistencial”
- Siga as instruções na tela para completar a solicitação.
Ressaltamos que para ter direito, é necessário que o indivíduo ou a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico).
Consulta pelo telefone
A consulta à situação do benefício também pode ser feita através do número 135, o atendimento é gratuito para ligações realizadas por um telefone fixo. Outra opção é através do site da previdência, informando o CPF cadastrado.
Como Consultar o BPC pelo Nome?
A consulta do BPC pelo nome pode ser feita por meio do Portal da Transparência, onde é possível pesquisar a partir do nome do beneficiário ou até mesmo filtrar a busca por informações pessoais.
Quando o BPC é Aprovado, o Que Deverá ser Feito?
Após a aprovação, o valor aprovado estará disponível na agência bancária selecionada. Para o levantamento do benefício, basta que o beneficiário se dirija até o banco e apresente um documento original com foto ao atendente.