Após uma longa espera, os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) finalmente receberão o tão esperado benefício do Vale-Gás neste mês de fevereiro. O valor do benefício, que gira em torno de R$ 102, será disponibilizado a cada dois meses para ajudar na compra de gás de cozinha.
O que é o PIX de R$ 100 para inscritos no CadÚnico?

O programa Vale-Gás foi criado com o objetivo de oferecer assistência social aos cidadãos que possuem renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou que possuam uma renda familiar total de até três salários mínimos. O valor do benefício é calculado com base na média de preço do botijão de gás de 13kg, de acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Como obter o Vale-Gás pelo CadÚnico?
Para aqueles que ainda não sabem como receber o benefício, basta estar inscrito no CadÚnico e possuir o aplicativo Caixa Tem instalado no smartphone. A Caixa Econômica Federal depositará o valor do Vale-Gás diretamente na conta do beneficiário através do aplicativo.
Quem pode receber o Vale-Gás?
Vale destacar que para ser elegível ao benefício do Vale-Gás é preciso cumprir alguns requisitos. O primeiro e mais importante deles é estar inscrito no CadÚnico. Além disso, a renda familiar per capita deve ser de até meio salário mínimo ou a renda familiar total deve ser igual ou inferior a três salários mínimos.
Calendário de pagamento do Vale-Gás
Os pagamentos do benefício do Vale-Gás serão realizados de acordo com o NIS (Número de Identificação Social). Os primeiros a receberem serão os que possuem o número final 1 no NIS, a partir do dia 16 de fevereiro, e seguem até o dia 29 de fevereiro, data em que os inscritos com o NIS final 0 receberão o benefício, na seguinte disposição:
- NIS final 1: 16 de fevereiro;
- NIS final 2: 19 de fevereiro;
- NIS final 3: 20 de fevereiro;
- NIS final 4: 21 de fevereiro;
- NIS final 5: 22 de fevereiro;
- NIS final 6: 23 de fevereiro;
- NIS final 7: 26 de fevereiro;
- NIS final 8: 27 de fevereiro;
- NIS final 9: 28 de fevereiro;
- NIS final 0: 29 de fevereiro.
Por fim, é importante lembrar que todos os beneficiários do Vale-Gás devem manter seus dados sempre atualizados junto ao CadÚnico para continuar recebendo o benefício e evitar qualquer tipo de problema.