O ouro sempre teve um lugar especial no mundo dos investimentos, ainda mais nos momentos de instabilidade econômica. Conhecido pela sua segurança e capacidade de defesa contra a inflação, o metal precioso tem sido cada vez mais procurado para diversificar carteiras financeiras e garantir proteção em momentos de crise.
Oportunidades de investimento em Ouro

Para quem deseja investir em ouro, atualmente existem várias alternativas disponíveis no mercado. Além da compra física do metal, há também diversas opções na bolsa de valores, que permitem o acesso ao investimento de forma mais acessível e líquida.
Uma dessas opções são os ETFs de ouro, como o GOLD11 disponível na B3. O ETF é um tipo de fundo de investimento cujas cotas são negociadas como se fossem ações. O fundo GOLD11, por exemplo, busca replicar as oscilações do preço do ouro.
Outra opção é o BDR de ETF, um certificado de compra de um ETF estrangeiro. Na B3, é disponibilizado o BIAU39, certificado do ETF IAU que acompanha as cotações da commodity.
Por fim, uma quarta opção é adquirir contratos futuros de ouro, um compromisso de compra ou venda do metal negociado no Mercado Futuro. Na B3, os ativos dessa categoria disponíveis são: OZ1, OZ2, OZ3.
Prós e contras de investir em ouro
O ouro possui suas vantagens e desvantagens no mercado financeiro. Entre suas vantagens, Amorim da Top Gain destaca que o metal não depende de nenhuma economia já que não tem relação com nenhuma moeda fiduciária. Isso o torna um investimento seguro.
Entre as desvantagens, destaca-se a volatilidade do preço do ouro, que pode trazer prejuízos para os investidores. Outro ponto é que o ouro não gera renda passiva, como ações que pagam dividendos ou títulos de renda fixa que pagam juros.
Fatores que influenciam o preço do ouro
A cotação do ouro é influenciada por diversos fatores. Naturalmente, por se tratar de um commodity, a oferta e a demanda é um fator principal. Além disso, a estabilidade geopolítica, a evolução da economia mundial, as mudanças nas taxas de juros e nas políticas monetárias também influenciam a cotação do preço do ouro.
“Os preços do ouro também podem ser afetados pelas negociações em mercados futuros, bem como pelo desempenho de outros ativos financeiros, como ações e títulos”, finaliza Gonçalvez.