Lisboa – A aquisição de casa própria é um sonho partilhado por muitos cidadãos brasileiros. No entanto, muitos dos aspirantes a proprietários não estão plenamente cientes dos custos extras para além do preço da casa, que são inerentes à aquisição de um imóvel. Estes encargos adicionais podem incluir despesas com burocracia, para legalizar a aquisição, e os juros do empréstimo bancário.
Os Custos Escondidos na Compra de um Imóvel
“Quando se compra um imóvel, além do valor que você paga pelo bem, sempre há despesas extras envolvidas, como taxas e cartório. Geralmente, este excedente pode girar entre 4% a 10% do valor do imóvel, dependendo de várias variáveis, como se o imóvel será comprado à vista ou financiado, e também se o imóvel é o primeiro adquirido pela pessoa ou não, pois há possibilidade de alguns descontos. O comprador deve estar atento a esses custos adicionais e buscar informações completas sobre eles”, explica Jonas Marchetti, diretor da plataforma QuintoAndar.
6 Fatores a Considerar na Compra de um Imóvel
Jonas Marchetti lista seis fatores que devem ser considerados por quem deseja comprar um imóvel e as estimativas de custos.
1 – Seguro : Este seguro garante uma indenização por eventuais prejuízos que o comprador possa sofrer por problemas que possam ocorrer no imóvel. O custo é sempre proporcional ao valor total do montante que foi financiado, não tem um valor fixo. Pode-se considerar um percentual em torno de 2,5% a 5% do valor do financiamento.
2 – ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis): Este é um tributo gerado e cobrado pelo município onde o imóvel está localizado no momento de uma transação de compra e venda. O valor desse imposto varia de cidade para cidade, podendo ser entre 2% e 4% do valor do bem.
3 – Escritura pública: É um documento que comprova a transferência do imóvel de um proprietário para outro. Só será necessária no caso de compra à vista, pois na compra financiada, o contrato de financiamento bancário equivale à escritura.
4 – Registro: Esse custo é dividido em dois comprovativos: escritura pública de compra e venda (em caso de compra à vista) ou contrato de financiamento do imóvel (em compra financiada).
5 – Avaliação bancária: É um processo realizado por bancos, nos casos de imóveis comprados por financiamento, referente à vistoria do bem e de toda a documentação necessária para a liberação do crédito imobiliário.
6 – Reformas: É necessário estarem preparados financeiramente para eventuais gastos com reformas, mudanças e outras questões mais práticas.