No evento organizado pelo Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual prefeito Eduardo Paes se destacaram. Lula elogiou Paes e pediu que a população valorize o seu trabalho. Paes assumiu novamente a prefeitura do Rio em 2020, sem um formal acordo com o PT, que havia lançado Benedita da Silva. No entanto, no segundo turno, o partido decidiu oferecer apoio informal a Paes contra Marcelo Crivella (Republicanos), que contava com o apoio do então presidente Jair Bolsonaro.
Lula critica ex-presidente
A ocasião também serviu para Lula tecer críticas a Jair Bolsonaro: “Confesso que vou morrer sem entender o que aconteceu nas eleições para presidente de 2018. O Brasil não merecia eleger uma praga de gafanhoto para dirigir esse país”, afirmou.
Em meio às críticas ao legado olímpico
O evento realizado no GEO Isabel Salgado é uma tentativa do governo de reutilizar a estrutura remanescente das Olimpíadas de 2016. O legado dos jogos olímpicos é um ponto de crítica aos dois políticos na cidade, pela degradação e falta de uso. Originalmente, o prédio era a Arena Carioca 3 dos jogos, localizada no parque olímpico. De acordo com o Ministério da Educação, o complexo possui 24 salas de aulas, uma área de alimentação, sala multiuso, área de circulação, duas quadras poliesportivas e locais para a prática de judô, lutas, tênis de mesa e ginástica.