Esperando uma mudança nas finanças de 2024, famílias e casais buscam por melhores maneiras de organizarem suas finanças. Nunca foi tão importante ter um controle financeiro, saber quem irá pagar cada conta e o valor de cada uma, são fatores essenciais para a transparência e melhor organização. O popular serviço financeiro, E-Investidor, respondeu a esta demanda sugerindo diversas ferramentas de organização financeira.
Estratégias para uma relação saudável com o dinheiro

Conhecer os gastos fixos e variáveis do casal ou família são os primeiros passos para uma melhor organização financeira. Uma dica importante é evitar desperdícios e compras por impulso. A distribuição proporcional das contas, baseada na renda de cada integrante, pode ajudar no planejamento.
Além disso, definir objetivos para o futuro pode incentivar o investimento. Ter o hábito de investir todos os meses reforça a disciplina para ter as finanças do casal e da família sempre saudáveis. A disciplina é a chave para evitar dívidas que comprometem o presente e, principalmente, o futuro.
1.Fortuno
É um aplicativo para controle financeiro simples que disponibiliza gráficos e relatórios, realiza orçamentos, possibilita o controle de cartões de crédito e também realiza um balanço mensal das entradas e saídas registradas.
Além disso, você pode criar categorias para especificar suas despesas e também recebe alertas de despesas pendentes de pagamento. O app está disponível para download em formato Android e iOS.
2.Friday
Mediante a assinatura, o usuário pode automatizar a organização e o agendamento de quantas cobranças quiser, utilizando o saldo da carteira. Também é possível concentrar as contas de uma família, organizando pendências fixas ou temporárias.
A Friday permite unir contas de diferentes CPFs, além de buscar automaticamente as contas de duas ou mais pessoas e organizá-las numa mesma página. No app, um dos integrantes pode enviar e criar contas e Pix para outro fazer o pagamento, totaliza as contribuições de cada um no pagamento das contas (por dia e por mês).
3.Mobills
O Mobills é um aplicativo de finanças pessoais que organiza todos os ganhos e gastos divididos por categorias. A plataforma também disponibiliza acesso a outros conteúdos de planejamento e educação financeira.
4.Noh
O app auxilia nas contas em conjunto, com a primeira carteira digital compartilhada feita para duas pessoas. A intenção é que ambos tenham flexibilidade e transparência do mesmo extrato, acesso ao dinheiro e notificações.
Disponível nas versões Android e iOS, após fazer o download e os primeiros passos como cadastro e abertura da conta, o usuário convida sua dupla. Em seguida, basta transferir recursos para a carteira digital, permitindo que o casal faça ajustes e tome medidas para poupar gastos.
É possível ainda definir o montante estimado para o orçamento. Dentro do app, os pagamentos podem ser feitos por Pix, boleto ou por um cartão pré-pago da Visa, físico, virtual e disponível no Google Pay. Além disso, o serviço conta com um cartão de crédito, mas só pode ser consumido do valor definido em conta, ajudando no controle de limites.
5.Organizze
É um aplicativo para controle financeiro que pode ser acessado tanto nos dispositivos móveis, como celulares e tablets, quanto pelo computador, via navegador de internet. O Organizze ajuda nas finanças com o controle de contas e cartões de diferentes instituições financeiras.
Entre os serviços disponíveis, está o alerta de pendências, limite de gastos e relatórios da atividade e movimentação do usuário. A assinatura anual do aplicativo custa, até a publicação desta matéria, R$ 159,90 à vista e pode ser parcelada em 12 vezes. Já a assinatura mensal custa R$ 32,90 ao interessado.
6.SuperRico
A SuperRico é uma plataforma de educação e planejamento financeiro que permite a organização familiar e individual. No site, a família ou casal pode acessar e encontrar ferramentas como orçamento, projeções de aposentadoria, vídeos educativos e, principalmente, o atendimento de um planejador.
Além disso, a plataforma tem uma parceria com o app Minhas Economias, que tem uma funcionalidade específica para gestão financeira familiar, possibilitando o registro das receitas e despesas por “membros” do grupo que ele organiza as finanças e, consequentemente, realiza análises com essas informações ao longo do tempo.