Discutir finanças com crianças é tema relevante e deveria ser rotina nas famílias, é o que aponta um estudo apresentado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O relatório de Competência Financeira do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa por sua sigla em inglês) de 2018 esclarece que a educação financeira para crianças auxilia no desenvolvimento de competências que serão necessárias no futuro.
Quando Iniciar a Educação Financeira Infanto Juvenil?
Especialistas orientam que discutir finanças na primeira infância é o momento ideal para começar. Assim que a criança apresente interesse na compra de algo, é o momento de abordar o tema. Como? Educação financeira pode ser iniciada de maneira simples e prática, apresentando-se conceitos básicos relacionados a dinheiro, tais como a diferença entre necessidades e desejos, e a compreensão do valor monetário.
Ferramentas e Dicas Para Iniciar a Educação Financeira Guardar Moedas
Especialista em educação financeira, Reinaldo Domingos, fundador da DSOP, oferece em suas publicações dicas valiosas para ensinar de maneira eficaz finanças às crianças. Seguem algumas:
- Ensino por meio da prática: Ensinar crianças sobre dinheiro não requer conhecimento aprofundado ou terminologias técnicas. Portanto, ao invés de conceitos abstratos, os pais podem usar situações cotidianas para ensinar suas crianças sobre o tema.
- Usar a técnica dos três cofrinhos: Criar três cofres para metas financeiras de curto, médio e longo prazo é um método eficiente para que as crianças visualizem seus objetivos e aprendam sobre planejamento financeiro desde cedo.
- Discutir assuntos de família: Envolvendo crianças em discussões financeiras familiares, eles irão desenvolver maior noção de responsabilidade e compreensão sobre orçamento familiar.
- Fornecer acesso ao dinheiro: Para aprender sobre gestão financeira nada melhor do que lidar com dinheiro. A mesada pode ser uma ferramenta eficiente nesse processo de aprendizagem. Isso será mais efetivo se for associado com orientações dos pais para ensinar sobre o valor do dinheiro, importância do planejamento e tomada de decisões conscientes.
Erros são Valiosas Oportunidades de Aprendizado
Da mesma forma que os adultos, as crianças também irão cometer erros ao lidar com dinheiro, e isso também é parte de um aprendizado muito rico. A orientação para essas situações é ajudar as crianças a compreenderem as implicações dessas escolhas, orientando-os a tomarem decisões mais sensatas no futuro.