Nesta terça-feira (06), de acordo com o jornal espanhol “ABC”, o ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, de 74 anos, morreu em um acidente de helicóptero no país.
Ainda segundo o jornal, o helicóptero no qual Piñera estava teve um acidente devido a condições ruins de tempo. O acidente aconteceu na região central do Chile, em Lago Ranco.
Quem é Sebastián Piñera?
Miguel Juan Sebastián Piñera Echenique era um empresário e político chileno. Piñera graduou-se em economia em 1971, pela Universidade Católica do Chile. Seguiu carreira como professor de economia política até 1988.
Sua carreira política como senador de 1990 a 1998, e depois foi o presidente da República do Chile, tendo ocupado o cargo por duas vezes: entre 2010 e 2014, e entre 2018 e 2022.
O político foi o primeiro presidente sem ser pelo menos de centro-esquerda a ser eleito presidente em duas décadas. Além disso, quando venceu em 2018, Piñera se tornou o único político entre conservadores e liberais a alcançar à Presidência em duas oportunidades. Sua trajetória política é marcada por polêmicas, envolvendo confusões entre a gestão de seu patrimônio privado e sua vida pública.
Outros dois pontos fortes e polêmicos também rondam seus mandatos. Primeiro, o crescimento econômico chileno, o primeiro mandato do presidente foi marcado por um crescimento anual médio de 5,3% e pela criação de 1 milhão de empregos, de acordo com o informações da Biblioteca do Congresso Nacional do Chile. O segundo também teve um bom desempenho.
Já o segundo, não tão bom, com muitos protestos, Piñera tentou dialogar, mas a violenta repressão impediu qualquer resolução. Assim, o governo passou a ser investigado por violação de direitos humanos e a ONU, e sua popularidade caiu drasticamente.
Em razão de informações vazadas, foi iniciado um processo de impeachment contra Piñera em 9 de novembro de 2021. A Câmara de Deputados aprovou a abertura do processo, seguindo para o Senado, onde dois terços dos votos são necessários para removê-lo do cargo.