Em um movimento inovador que promete revolucionar as formas de pagamento online, Visa, em parceria com a Symbiotic e a Ingresse, lançam o Ingresse Tap. A solução, desenvolvida com base na tecnologia Tap to Phone, permite que os consumidores façam compras no site da Ingresse simplesmente aproximando o cartão de débito, pré-pago ou crédito ao seu celular.
Transformando o celular em maquininha

O diferencial da nova ferramenta é a praticidade: em vez de digitar todos os dados do cartão para fazer compras virtuais, ou deslocar-se até uma loja física para passar o cartão na maquininha, o usuário pode efetuar a compra de forma instantânea, apenas encostando o cartão em seu smartphone.
Este formato proporciona maior segurança nas compras online e pretende tornar esse processo mais rápido e intuitivo. “A solução dá todo o empoderamento para o consumidor fazer a transação imediatamente. A Visa está muito feliz em colocar mais essa conveniência no mercado, e vamos impulsioná-la com bastante força”, afirma Fernando Pantaleão, Vice-Presidente de Vendas e Soluções para Varejo da Visa do Brasil.
Experiência de pagamento ao alcance de um clique
Assim, o Ingresse Tap replica para o mundo online a experiência de pagamento já conhecida em compras presenciais com maquininhas de cartão. Desta forma, os pagamentos de compras online tornam-se muito mais simples e seguros, com a mesma eficiência existente em pagamentos presenciais.
Por enquanto, a tecnologia está disponível para aparelhos Android, mas a expectativa é de que seja lançada na plataforma iOS em breve. A solução pode ser experimentada inicialmente na Blacktag, plataforma de vendas de ingressos do Grupo Ingresse, com previsão de expansão gradativa para outras modalidades de eventos.
Ampliação do ecossistema digital
Embora a Ingresse lidere o movimento junto à Visa, a intenção é oferecer a solução para outros parceiros do mercado. “Estamos prontos para escalar para outros parceiros e levar a solução para outras plataformas e comércios online”, esclarece Fernando Pantaleão. Além disso, trata-se de uma estratégia voltada também para a América Latina.
Os representantes da Ingresse e da Symbiotic também compartilham a visão otimista em relação ao novo método de pagamento. Para eles, a tecnologia tem um grande potencial para ser aplicada em diferentes tipos de compra, incluindo compras de supermercado online e outros segmentos do varejo.
Diante deste cenário, a pergunta que fica é: estaremos presenciando o início do fim das maquininhas de cartão? De acordo com os executivos envolvidos no projeto, a tendência é que as maquininhas não sejam realmente extintas, e sim que as opções de pagamento se diversifiquem ainda mais, facilitando a vida dos consumidores.