O Cadastro Único é uma ferramenta gerenciada pelo Governo Federal que permite a identificação e a caracterização das famílias de baixa renda, possibilitando que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população.
O que é necessário para se cadastrar no Cadastro Único?

O primeiro passo para se cadastrar no Cadastro Único é ir pessoalmente a um posto de atendimento localizado na cidade em que a família reside, como por exemplo, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Quais documentos levar para o cadastramento?
Necessitam-se documentos de todas as pessoas que habitam a casa. O mais importante é levar os CPFs de todos e um comprovante de residência, preferencialmente a conta de luz.
Como verificar se estou cadastrado?
Você pode verificar se você está cadastrado no Cadastro Único através do site oficial da plataforma ou pelo aplicativo do Cadastro Único. Para obter um comprovante de cadastramento, é só clicar em “Consulta Simples” e fornecer algumas informações de identificação. Já para consultar os programas sociais que você está recebendo, é necessário clicar em “Consulta Completa” e fazer o login no portal “gov.br”.
É necessário manter meu cadastro atualizado?
Sim, é muito importante manter seu cadastro sempre atualizado. Caso algo mude em sua família, como o nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho, alguém que deixou de morar na residência, o responsável pela família deve procurar um posto de atendimento, como o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), e atualizar as informações.