Com os avanços crescentes da tecnologia e automação, prevê-se que milhares de empregos deverão ser eliminados no mundo todo nos próximos anos. Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial de 2022, funções com baixo custo e de natureza repetitiva serão as mais afetadas pelo declínio profissional.
A implementação de processos automáticos, que, até 2027, deverão variar entre 35% para raciocínio e tomada de decisão e 65% para processamento de informações e dados, será uma das maiores causas desse declínio. Espera-se também que os postos de trabalho administrativos e de manutenção de registros sejam afetados negativamente à medida que a automação avança.
Possíveis Profissões em Declínio

Com base nas tendências atuais e considerando o impacto potencial da automação, aqui estão as 12 profissões que correm o risco de serem substituídas por máquinas até 2027:
- Analistas financeiros;
- Funcionários de banco, incluindo caixas;
- Escriturários de entrada de dados;
- Escriturários de manutenção de estoque;
- Funcionários dos correios;
- Gerentes de administração e serviços empresariais;
- Funcionários de atendimento ao cliente;
- Instaladores e reparadores de equipamentos eletrônicos e de telecomunicações;
- Mecânicos e reparadores de máquinas;
- Representantes de vendas de produtos tecnológicos, científicos e outros no atacado;
- Operadores de montagem e fabricação;
- Vendedores ambulantes e porta a porta.
Observe que, embora essas profissões estejam ameaçadas pela possibilidade de automação, ao mesmo tempo, surgirão novas oportunidades e funções em setores emergentes.
Profissões em Ascensão
Enquanto algumas carreiras enfrentam mudanças significativas devido aos avanços da tecnologia, outras estão em ascensão. Aqui estão algumas profissões que se espera que aumentem a demanda até 2025:
- Analistas de dados e cientistas;
- Analistas de gestão e organização;
- Analistas de segurança da informação;
- Consultores estratégicos;
- Desenvolvedores de aplicativos de software;
- Engenheiros de Robótica;
- Especialistas em automação de processos;
- Especialistas em Big Data;
- Especialistas em gestão de risco;
- Especialistas em Inteligência Artificial e aprendizado de máquina;
- Especialistas em Internet das coisas;
- Especialistas em marketing digital e estratégia;
- Gerentes de projeto;
- Mecânicos e reparadores de máquinas;
- Profissionais especializados em banco de dados e redes.
Adaptação ao Futuro do Trabalho
Independentemente das previsões, a adaptação contínua e o desenvolvimento de habilidades relevantes são cruciais para enfrentar transformações no mercado de trabalho. O surgimento de novas tecnologias e a automação de processos criará novas oportunidades para as pessoas que estiverem dispostas a aprender e se atualizar.
Para todos os profissionais, a mensagem é clara: a tecnologia continuará a evoluir e será responsável por grandes mudanças no mercado de trabalho. Para se manter relevante, é necessário atualizar-se constantemente e estar preparado para aprender novas habilidades.
Foco na Competitividade e Inovação
A automação e a inteligência artificial são apenas algumas das tecnologias que redefinirão o futuro do trabalho. Tanto os trabalhadores quanto as empresas precisarão ser capazes de se adaptar rapidamente a essas mudanças para continuar sendo competitivos.
Concluindo, apesar de algumas profissões estarem em risco devido à automação, há também muitas oportunidades para inovação e empregos emergentes. O fundamental é estar aberto a aprender e se adaptar ao novo cenário profissional.