O primeiro semestre de 2024 trará novidades para os beneficiários do Bolsa Família. A Caixa Econômica Federal anunciou que pretende emitir todos os cartões de débito com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite pagamento por aproximação. A medida vem na esteira do aumento da demanda por soluções de pagamento mais simplificadas e ágeis.
Beneficiários poderão utilizar o celular para pagamentos
Segundo informações da própria Caixa, todos os canais e sistemas já foram adequados para realizar a emissão dos novos cartões. No momento, os beneficiários do programa já têm a possibilidade de cadastrar o cartão de débito físico nas carteiras digitais Google Pay ou Samsung Pay para realizar pagamentos por meio da aproximação do próprio celular.
Praticidade e preservação do cartão
Com a disponibilização dos cartões físicos com tecnologia contactless, a Caixa ressalta que haverá mais praticidade na hora do pagamento, uma das grandes vantagens desse método. Além disso, a adoção dessa tecnologia contribui para o menor desgaste físico dos cartões, pois elimina o atrito entre o cartão e a maquininha, aumentando assim a sua vida útil e contribuindo para a redução do uso de plásticos.
Emissão de cartões após esgotar o estoque atual
No entanto, a Caixa deixou claro que ainda há um estoque de cartões sem a tecnologia NFC. A emissão dos novos cartões só será iniciada após a disponibilização de todo o estoque atual para a população.
Débito para compras e 21 milhões de famílias beneficiadas
Os novos cartões emitidos para os beneficiários do programa Bolsa Família permitirão a realização de compras na modalidade débito. O Bolsa Família, que beneficia cerca de 21 milhões de famílias, tem o depósito de seus recursos realizados pela Caixa em dias úteis até o dia 29 de cada mês, seguindo a ordem do número final do NIS.