Negociar debêntures pelo próprio home broker, comprando e vendendo o ativo sem depender de um intermediário já é possível com a solução da Vórtx QR Tokenizadora.
“Nos mercados de ações, fundos imobiliários e ETFs, existe uma facilidade muito grande de visualizar o movimento do ativo. Por isso, criamos essa mesma experiência para estes outros ativos. O investidor faz a operação sozinho pelo home broker, enquanto antes precisava de um intermediário operando por telefone”, afirma Alexandre Assolini, cofundador da Vórtx e da Vórtx QR Tokenizadora.
A Vortx QR Tokenizadora– joint venture da Vórtx com a QR Capital – é a primeira plataforma de registro e negociação de ativos mobiliários digitais, baseados em blockchain, que oferece ativos tokenizados no ambiente Sandbox, regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Thiago Schober, head de Novos Negócios da Vórtx QR Tokenizadora, afirma que existem diversas vantagens na operação, principalmente para os emissores.
“Quando se opta pela tokenização, os processos são mais eficientes desde a emissão até a negociação, contribuindo para aumentar a capilaridade e diversidade de ativos distribuídos”, explica
Para o executivo, a tecnologia é fundamental nessa transformação. “Ela não é o fim, mas o meio para atingirmos esses objetivos que geram benefícios para os emissores, investidores e consequentemente para toda a sociedade”, afirma o executivo.
A CVM define regras diferentes para as empresas que atuam no Sandbox, sem, no entanto, diminuir a segurança nem tão pouco abrir mão dos conceitos fundamentais previstos na regulação.
Uma das diferenças é a ausência da obrigatoriedade de que a empresa espere 120 dias (4 meses) para fazer uma nova emissão após colocar um papel no mercado para captar recursos (o conhecido lock-up).
Isto possibilita, por exemplo, que o emissor teste o mercado com uma emissão menor e, dependendo do resultado, lance outra na sequência, aproveitando janelas de oportunidade que surjam.
Na venda dos valores mobiliários tokenizados também não há limite de 50 investidores no mercado primário, ou seja, é possível pulverizar a captação para um número ilimitado de investidores.
Por enquanto, apenas debêntures e cotas de fundos fechados estão autorizadas para a tokenização e consequentemente emissão e negociação na plataforma.