Na última segunda-feira (29), o governo estadual do Espírito Santo deu início à distribuição e ao primeiro pagamento do Vale Gás Capixaba. Este novo programa assistencial irá beneficiar mais de sete mil famílias que se encontram em situação de extrema pobreza. Cada beneficiário receberá o valor de R$ 100, conforme programação bimestral ao longo do ano.
Quem tem Direito ao Vale Gás?

Em relação a quem possui direito ao Vale Gás Capixaba, as famílias devem estar cadastradas no Cadastro Único (com dados atualizados nos últimos dois anos), além de serem beneficiárias do Programa Bolsa Família. Além disso, precisam comprovar renda familiar inferior ou igual a R$ 218 por membro da família e ter ao menos uma criança com menos de seis anos.
Como saber se foi contemplado?
Existem duas formas para conferir se a família foi contemplada com o Vale Gás Capixaba. A primeira é por meio do site da Secretaria de Direitos Humanos, Participação e Mulheres (Setades). No menu “Serviços e benefícios ao cidadão”, o interessado deve clicar em “Vale Gás Capixaba” e procurar na lista divulgada, utilizando o número do NIS.
Outra opção é procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a Central do Cadastro Único mais próxima, levando também o número do NIS. Vale lembrar que a seleção dos beneficiários é automática e realizada pela Setades, que utiliza os dados do Cadastro Único.
Lista de pagamentos do Vale Gás
Conforme o calendário divulgado pelo governo estadual, os pagamentos serão efetuados nos meses de janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro. A primeira listagem de beneficiários já foi contemplada nessa segunda-feira (29).
As próximas contemplações ocorrerão nas seguintes datas:
- 2ª lista | Pagamento em 21 de março de 2024
- 3ª lista | Pagamento em 28 de maio de 2024
- 4ª lista | Pagamento em 25 de julho de 2024
- 5ª lista | Pagamento em 26 de setembro de 2024
- 6ª lista | Pagamento em 21 de novembro de 2024
Essa iniciativa do governo capixaba, beneficiando famílias de baixa renda, é um alívio financeiro para aqueles que enfrentam dificuldades em comprar botijões de gás, cujo preço tem sofrido aumentos sucessivos.