Em um recente comunicado, a Marinha do Brasil informou a abertura das inscrições para o processo seletivo para ingresso nas Escolas de Aprendizes-Marinheiros 2024. O concurso, destinado a candidatos de ambos os sexos, disponibiliza 600 vagas no total. No Amazonas, as etapas do concurso serão coordenadas pelo Comando do 9º Distrito Naval, situado na cidade de Manaus.
Os interessados devem efetuar a inscrição no site Ingresso na Marinha até o dia 18 de fevereiro de 2024. Entre os principais requisitos, destaca-se que o candidato deve ser brasileiro nato, ter completado 18 anos e possuir menos de 22 anos na data de 30 de junho de 2025, além de ter concluído ou estar em fase de conclusão do 3º ano do Ensino Médio.
Vagas e processo seletivo do concurso

O Concurso Público de Admissão é composto por diversas etapas. Inicialmente, os candidatos passarão por uma Prova Escrita Objetiva única, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões que abordam conhecimentos gerais de Matemática, português, Ciências (Física e Química) e inglês.
Os próximos passos são: Procedimento de Heteroidentificação Complementar à Autodeclaração, Verificação de Dados Biográficos, Inspeção de Saúde, Teste de Aptidão Física para Ingresso, Avaliação Psicológica e Verificação de Documentos.
Detalhes sobre o Curso de Formação de Marinheiros
Os aprovados entrarão no Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa, realizado sob regime de internato e com duração de um ano letivo. Serão ministradas disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Militar-Naval. O curso é inteiramente gratuito e, além de receberem alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa, os Aprendizes-Marinheiros receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.303,90.
Após a conclusão do curso e promoção à graduação de Marinheiro, os militares receberão uma remuneração bruta no valor de R$ 2.294,50. Os aprovados no Estágio Inicial poderão depois se tornar Cabos, 3º sargentos, 2º sargentos, 1º sargentos e Suboficiais.
Localidades para realização do curso de Aprendizes-Marinheiros
Estão disponíveis vagas para as escolas de aprendizes-marinheiros de diversos estados: Ceará (Fortaleza), Pernambuco (Olinda), Espírito Santo (Vila Velha) e Santa Catarina (Florianópolis).
A Marinha do Brasil incentiva os candidatos interessados a aproveitarem esta oportunidade para iniciar uma carreira sólida e promissora na Marinha, contribuindo para a defesa do território nacional e para o desenvolvimento da sociedade brasileira.