BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Análise setorial: Quais as tendências do varejo de moda?

Confira a análise de Alexandre Cracovsky, CFA sobre a IA, sustentabilidade e os desafios da nova era de consumo no varejo de moda

Alexandre Cracovsky Por Alexandre Cracovsky
31/01/2024
Em OPINIÃO

Para qualquer varejista de moda, é uma viagem ao futuro — e uma apresentação ao que já é o presente. Na coluna de hoje, trago alguns highlights do que o estudo da ADVISIA OC&C Strategy Consultants concluiu e do que deve vir por aí no varejo.

Em uma das esquinas mais nobres da Quinta Avenida, em Nova York, uma loja de seis andares apresenta tudo o que é mais inovador no varejo de moda mundial. A “House of Innovation” é uma loja conceito da Nike que pode ser confundida com um museu da moda ou até uma arena esportiva. Desde a entrada, a Nike faz questão de conectar os visitantes aos produtos e à marca, tanto de forma física como virtual para proporcionar uma experiência totalmente imersiva e personalizada aos clientes. 

ara qualquer varejista de moda, é uma viagem ao futuro — e uma apresentação ao que já é o presente. Na coluna de hoje, trago alguns highlights do que o estudo concluiu e do que deve vir por aí no varejo.

Análise setorial: Quais as tendências do varejo de moda?

M&A: De volta às compras?

O setor de varejo de moda lidou no último ano com condições desafiadoras, marcadas por níveis elevados de inflação e altas taxas de juros. Esses fatores criaram um cenário em que os consumidores estão menos inclinados a gastar, e os custos de repasse se tornam mais difíceis. 

Nesse ambiente de demanda suavizada, os varejistas de moda estão experimentando um crescimento mais lento e estão adiando estrategicamente os planos, priorizando a conservação do caixa e a sustentabilidade das margens. Em novembro, o setor de varejo global de vestuário registrou 82 transações, refletindo uma queda de 42% em comparação com o mesmo período de 2022. Esta tendência descendente é evidente em todas as geografias, destacando as pressões prevalecentes na indústria.

Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

Ao contrário do Brasil e dos EUA, o Reino Unido se destaca com empresas robustas e estáveis como Frasers Group e NEXT liderando uma onda de aquisições na rua. Essas empresas estão capitalizando inúmeras oportunidades que surgiram no cenário pós-pandemia. A expectativa para 2024 é que com maiores estabilidades, as aquisições retomem e o mercado de M&A fique mais aquecido!

No setor global de varejo de vestuário, a avaliação mediana tem sido consistentemente em torno de 9,0x para EV/EBITDA e 1,0x para EV/Receita em várias transações. Não é novidade que o múltiplo EV/EBITDA, comumente utilizado para avaliações de transações, tende a ser menor no Brasil em comparação com o Reino Unido e EUA.

O impacto das altas taxas de juros e a necessidade de contabilizar o risco-país contribuem para a redução do valuation das empresas no mercado emergente do Brasil. Por outro lado, nas economias mais estáveis dos EUA e do Reino Unido, as empresas desfrutam de avaliações mais elevadas devido às condições econômicas favoráveis.

O impacto da tecnologia no setor

Para se antecipar no mercado brasileiro, é importante conhecer o que tem dado certo lá fora e adaptar as tendências ao perfil próprio do consumidor nacional. Além da realidade mista da loja conceito da Nike, o relatório destaca que a inteligência artificial está cada vez mais acessível para médios e pequenos varejistas.

A partir da fabricação, a IA está sendo usada para que as companhias otimizem seus estoques de acordo com a demanda do mercado, tanto em tamanho do estoque como na previsão do que fará sucesso na próxima temporada. Caso da rede H&M, que realiza a análise preditiva com ajuda da IA para prever o que será tendência para os lançamentos futuros.

Nas compras online é possível perceber a evolução da Web 3.0 a partir da interatividade com realidade mista e aumentada. Afinal, quem havia imaginado a possibilidade de provar roupas e sapatos de forma digital? Cada vez mais presentes, os provadores virtuais acabam com a insegurança que muitos tinham ao comprar online.

Criação de cenários para exposição virtual dos produtos, simulação de tecido de roupas e ferramentas de feedback instantâneo são outras novidades proporcionadas pela IA no setor.

As tendências para varejistas

Com ajuda de plataformas especializadas no e-commerce, como a Nuvemshop, essas ferramentas de interação entre o consumidor e o produto não ficam restritas apenas às grandes varejistas do país, deixando mais acessíveis softwares para empresas menores.

Leia Mais

Profit Tour encerra circuito 2025 com quase mil participantes em seis capitais brasileiras

19 de dezembro de 2025
A gaiola que vem de toneladas de aço: veja como a Mitsubishi cria ônibus soldando uma estrutura capaz de rolar em abismos sem amassar e protege passageiros desde 1950

A gaiola que vem de toneladas de aço: veja como a Mitsubishi cria ônibus soldando uma estrutura capaz de rolar em abismos sem amassar e protege passageiros desde 1950

17 de dezembro de 2025

No Brasil, gigantes do setor, como Marisa (AMAR3), Renner (LREN3) e Guararapes (GUAR3) têm investido em serviços financeiros oferecidos por fintechs, principalmente por startups que ampliam o acesso ao crédito para clientes, com possibilidade de driblar esse cenário de alta inadimplência, inflação e taxa de juros.

Em meu último artigo publicado aqui na BM&C, abordei como as políticas de ESG (Environmental, Social and Governance) influenciam diretamente nas negociações para fusões e aquisições de empresas. Na indústria da moda, a sigla também tem assumido papel importante para atender um novo perfil de consumidores. 

A começar pela matéria prima das roupas: tem aumentado a produção com materiais sustentáveis, como algodão orgânico de produtores certificados, fibras recicladas e alternativas ao couro. 

Seguindo essa linha, cresce o mercado de segunda mão, que tem movimentado brechós nas cidades, mas principalmente em marketplaces focados em produtos usados — como o Enjoei, o Repassa e o Emigê (da varejista online Dafiti). Esses movimentos refletem o desejo dos consumidores por escolhas mais sustentáveis, buscando variedade e economia devido aos preços reduzidos de itens de segunda mão.

Outra tendência que tem desenhado o mercado é o uso das redes sociais e de influenciadores digitais como uma alternativa aos altos custos de publicidade digital no Google e no Facebook. O Brasil, inclusive, é o país onde o público mais “ouve” as recomendações de influenciadores na hora de comprar um produto — em 2022, 45% dos brasileiros fizeram compras baseadas nessas sugestões.

Em paralelo a tantas novidades e tendências, surgem novos desafios para o varejo de moda. O primeiro deles, claro, é conseguir adotar todas as novas tecnologias disponíveis para otimização dos negócios. Em seguida, a concorrência internacional de um mercado representado pela chinesa Shein — que se aproximou de US$ 1,5 bilhão em receita em 2022. Através da análise de dados e tendências, os varejistas podem incorporar tecnologias e práticas que podem resolver problemas logísticos e se adaptar às exigências flutuantes de um perfil cada vez mais engajado de consumidor do mercado da moda. Para conhecer melhor essas dinâmicas e se aprofundar nas tendências do varejo da moda, recomendo o relatório internacional.

*Coluna escrita por Alexandre Cracovsky, CFA, tem anos de experiência em M&A. É Vice-presidente na ADVISIA Investimentos, onde assessora empresas em transações tanto no sell-side quanto no buy-side. Atuou na área de M&A e Post Merge Integration de um grande conglomerado nacional. Formação em Engenharia Civil, CFA® Charterholder, PhD Candidate em Administração de Empresas na FGV-EAESP e Professor na Link School of Business.


As opiniões transmitidas pelos nossos colunistas são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião da BM&C News.

Casa térrea de 73 metros quadrados com suíte e cozinha americana vira solução ideal para terrenos de 6×20 metros

Aluguel caro faz jovens japoneses viverem em microapartamentos de 5 metros quadrados com tudo no mesmo cômodo

Se sua CNH está para vencer e você não tem multas recentes esse comunicado do Detran pode te interessar

Recebeu um Pix inesperado? Entenda o golpe do Pix errado e por que você nunca deve devolver na hora

Com seus impressionantes 12 hectares de área, a estrutura detém o recorde do Guinness de maior lagoa cristalina do mundo

Jovem casal constrói sozinho em 349 dias uma casa dos sonhos com dois andares em um campo verde no meio da natureza

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.