Se você quer viver do mercado, lucrando com operações de day trade, swing trade ou até mesmo scalping, precisa ter uma série de atitudes e hábitos que levem ao sucesso.
Mas não adianta ter o melhor setup ou o mindset mais apropriado, se você não tiver uma prioridade fundamental: sobreviver como investidor, ou seja, evitar a todo o custo o risco de ruína.
“O risco de ‘quebrar’ sempre existe”, lembra o especialista Marco R. Simonetto, da ActivTrades.
Por isso, ele ressalta a importância do investidor trabalhar para se manter sempre no jogo, evitando perdas acentuadas, que podem inclusive leva-lo à lona.
“Dependendo dos níveis de taxa de acerto, meta de ganhos por trade e relação risco/prejuízo, as chances de ‘quebrar’ aumentam. Aconselho que o investidor use um sistema adequado, com uma boa taxa de acerto, ou menor risco por trade, por exemplo. É preciso adequar estas variáveis para evitar a todo o custo o risco de ruína’”, aconselha Simonetto.
Para isso, é fundamental ter um ótimo gerenciamento de riscos, estipulando os níveis aceitáveis de perdas, usando o stop loss da forma correta.
“Você deve estipular o nível de perda que suporta naquela operação. Se o mercado cair mais do que aquilo, você se preserva e fica fora do trade”, diz o especialista.
Reduza a alavancagem
Lembre-se que a alavancagem pode ser um bom instrumento para aumentar seus lucros, mas ela precisa ser utilizada da forma correta – caso contrário, suas perdas podem sair do controle e você será retirado do “game”.
Se você está amargando prejuízos nas suas operações pode ser que o problema esteja no nível de alavancagem.
Este tipo de artifício oferece uma possibilidade de ganhos elevados, mas as perdas também são proporcionalmente altas e podem levar o investidor à ruína se não houver um bom gerenciamento de riscos.
“É preciso olhar os dois lados da moeda com a alavancagem”, afirma Simonetto. Ele afirma que muitos dos seus mentorados operam com alavancagem superior ao ideal. “Depois que fazemos um estudo e diminuímos o nível de alavancagem eles passam a ter resultados muito melhores”, afirma.
Quer operar e lucrar nos mercados internacionais? Abra agora mesmo sua conta na ActivTrades