O sistema de saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), que entrou em vigor em 2020, permanece inalterado em 2024, segundo o Ministério do Trabalho. Isso significa que aqueles que optarem por essa modalidade de saque ainda podem se inscrever durante o mês de seu aniversário.
Como se inscrever no Saque Aniversário do FGTS?

Para se inscrever na opção de saque-aniversário, o trabalhador deve fazer a alteração de modalidades durante o mês de seu aniversário. Por exemplo, aqueles que fazem aniversário em janeiro devem fazer a mudança até 31 de janeiro para poder receber o saque no mesmo ano. Esse sistema permite que os trabalhadores acessem uma parte de seu FGTS todos os anos.
Anteriormente, os trabalhadores apenas podiam acessar a totalidade de seus fundos em situações específicas, tais como desemprego, doenças graves, desastres naturais, financiamento imobiliário ou morte. A aproximação do FGTS tem como objetivo dar aos trabalhadores a oportunidade de utilizar uma parte de seu dinheiro de direito. Segundo a agência do Governo Federal, aproximadamente 32,7 milhões de pessoas aderiram ao sistema de saque-aniversário até 2023.
Quanto posso receber pelo Saque Aniversário do FGTS?
O trabalhador tem o direito de receber de 5% a 50% do valor disponível em sua conta a cada ano, durante o mês de seu aniversário. Para os que optaram por esta modalidade, uma parte deste dinheiro tem sido usada para investir em novos negócios, pagar dívidas, fazer uma viagem, entre outras opções.
Como faço para receber o Saque Aniversário do FGTS?
Para solicitar o saque-aniversário do FGTS, o trabalhador deve seguir os seguintes passos:
- Acesse o aplicativo FGTS e entre com seu login;
- Selecione “Saque-Aniversário” e confirme;
- Escolha “Trocar Modalidade de Saque”;
- Aceite os termos de uso;
- Cadastre uma conta para receber o valor;
- Finalize a solicitação.
As regras do Saque Aniversário do FGTS mudaram em 2024?
Existem planos para modificar algumas das regras atuais do saque-aniversário, como por exemplo, liberar as restrições do saldo em caso de demissão, entre outros. Mas por enquanto, as regras permanecem as mesmas. Com a opção de saque-aniversário, o sistema FGTS tornou-se uma forma mais flexível de apoiar os trabalhadores financeiramente, ao mesmo tempo em que forneceu um impulso para a economia do Brasil.
Este sistema é uma forma de oferecer mais liberdade e opções para os trabalhadores em relação ao seu fundo de garantia, ainda que existam aspectos que devem ser considerados antes de optar por uma modalidade de saque. Assim, é de suma importância que os trabalhadores estejam conscientes das regras e das possíveis implicações ao optar por esta modalidade. E você, também pretende aderir ao sistema de saque-aniversário?