Como opções de renda fixa que oferecem segurança e liquidez ao investidor, as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são uma atração à parte na carteira de muitos brasileiros. Mesmo em um contexto de queda da taxa de juros, estes ativos continuam sendo boas oportunidades para ampliar a rentabilidade sem elevar excessivamente o grau de risco.
Segurança, liquidez e isenção de Imposto de Renda

Uma das características que mais destacam as LCIs e LCAs entre outros tipos de investimentos é a sua isenção de Imposto de Renda. Isto significa que o valor líquido recebido pelo investidor costuma ser maior, especialmente em aplicações com vencimentos abaixo de dois anos.
Adicionalmente, estes títulos contam com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), oferecendo maior segurança ao investidor em caso de problemas financeiros da instituição emissora.
Liquidez e rentabilidade atraentes
Outras características importantes das LCIs e LCAs são a sua liquidez – possibilidade de resgatar o dinheiro investido antes do vencimento do título – e rentabilidade, normalmente atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Instituições menores costumam oferecer melhores taxas
Uma pesquisa promovida pelo Yubb mostrou que as LCIs e LCAs emitidas por instituições de menor porte, como bancos médios e pequenos, costumam apresentar rentabilidades maiores, entre 88% e 100% do CDI. Isso ocorre porque essas instituições assumem um risco de crédito maior para atrair investidores.
A pesquisa também apontou que é possível iniciar investimentos em LCIs e LCAs com valores a partir de R$ 1 mil, com prazos de vencimento variando de 3 meses a 5 anos.
O cenário econômico atual e as LCIs e LCAs
Em um momento onde a taxa Selic está em queda, muitos investidores têm buscado alternativas mais rentáveis de renda fixa. E, nesse contexto, as LCIs e LCAs se destacam como opções atrativas, já que oferecem uma combinação de rentabilidade, segurança e benefícios fiscais.
Importante lembrar, no entanto, que é fundamental contar com o apoio de profissionais especializados na hora de investir, para entender melhor o cenário econômico, as possibilidades de investimento e os riscos envolvidos.