O Boletim Focus, publicado nesta segunda-feira (22) pelo Banco Central, mostrou uma queda nas projeções para a inflação e a taxa de câmbio do dólar em 2024. O relatório, que é desenvolvido semanalmente por economistas do mercado financeiro, indicou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,87% para 3,86% para o quarto trimestre de 2024.
Além disso, a economia para o próximo ano também reduziu levemente suas expectativas, com uma projeção de inflação reduzida para 3,5% para os anos de 2025, 2026 e 2027. As projeções para a taxa de câmbio durante os próximos anos também diminuíram; para 2024, o valor estimado do dólar diminuiu de R$ 4,95 para R$ 4,92.
Manutenção da taxa básica de juros em 9% e crescimento do PIB

No mesmo documento, as projeções para a taxa básica de juros, conhecida como Selic, se mantiveram firmes em 9% para 2024. As estimativas para os próximos anos, 2025, 2026 e 2027, também se mantiveram inalteradas em 8,50% cada.
Além da inflação e dólar, o boletim também trouxe projeções para o Produto Interno Bruto (PIB). Para 2024, as estimativas mostram um aumento de 1,59% para 1,60%. As projeções para 2025 foram mantidas em 2,0%, assim como para os anos de 2026 e 2027, sendo essas mantidas nesse patamar há 24 e 27 semanas, respectivamente.
O que é o Boletim Focus e para que serve?
O Boletim Focus é um relatório semanal publicado pelo Banco Central (BC) todas as segundas-feiras às 8h30, disponível na página da instituição na internet.
Importância do Boletim Focus na economia Brasileira
Criado em novembro de 2001, este documento é uma coletânea das expectativas do mercado financeiro para os principais indicadores da economia brasileira. Dentre eles, pode-se destacar:
- Inflação – medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
- Produto Interno Bruto (PIB);
- Taxa de juros (Selic);
- IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado);
- E o câmbio do dólar.
O Boletim Focus é elaborado a partir das pesquisas e projeções macroeconômicas de cerca de 140 instituições financeiras diversas que não fazem parte do BC, entre bancos, consultorias, corretoras, universidades e institutos especializados.
O papel das instituições financeiras na elaboração do boletim
Essas instituições alimentam o Sistema Expectativa de Mercado da autoridade monetária, que faz uma mediana dos dados estimados. O resultado deste cálculo vira a estimativa destes agentes para cada um dos índices e indicadores presentes no boletim. Dessa forma, o Boletim Focus é tido como uma espécie de guia para decisões financeiras do mercado, ancorando as expectativas sobre o que vem pela frente na economia. O governo federal, inclusive, se respalda do Boletim Focus para fazer seus ajustes econômicos, especialmente de política monetária, como a calibragem da taxa básica de juros, a Selic.
Tipos de publicações do Focus e como acessar
São três os tipos de publicações do Focus:
- Focus – Relatório de Mercado: divulgado toda segunda-feira e reúne as principais estatísticas da economia;
- Focus – Distribuições de Frequência: divulgado mensalmente, com as expectativas de mercado para os próximos meses e anos;
- Focus – Top 5: de caráter mensal, trimestral e anual, divulga as 5 instituições participantes que mais acertam em suas projeções.
Para ter acesso ao Boletim, basta acessar o site oficial do BC ou inscrever-se lá mesmo para recebê-lo semanalmente por e-mail. O Boletim Focus permite que todos possam acompanhar de perto as expectativas para a economia brasileira, sendo de fundamental importância para a tomada de decisões de investimento.