O Banco Central disparou anúncio de um novo concurso público que oferece 100 vagas para contratação automática. 50 destas são destinadas à área de Economia e Finanças e outras 50 para Tecnologia da Informação. Os novos colaboradores estarão ligados a projetos de grande relevância como o Drex, Pix e Open Finance.
Inscrições e requisitos exigidos pelo concurso

Com um salário inicial de R$ 20.924,80 e uma carga horária de 40 horas semanais, o concurso tem como meta principal fortalecer as equipes de analistas da autarquia. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será o responsável pela condução do processo seletivo. As inscrições, que possuem uma taxa de R$ 150, serão aceitas entre os dias 22/01 e 20/02. Para se candidatar é necessário ter concluído um curso de graduação em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação.
Avaliação dos candidatos
As provas, programadas para o dia 19/05 em todas as capitais do Brasil, serão divididas em quatro etapas. A primeira corresponde a uma prova objetiva de conhecimentos gerais, que abordará tópicos como Língua Portuguesa, Noções de Lógica e Estatística, Direito Administrativo e Fundamentos de Micro e Macroeconomia. Ademais, haverá também uma prova objetiva de conhecimentos específicos que variará conforme a área escolhida pelo candidato. Finalizando a etapa, duas provas discursivas farão parte do processo.
Distribuição das vagas e programação futura
A autarquia é dividida em 300 candidatos aprovados, 150 para cada função. Para as vagas imediatas, a divisão ocorrerá entre 37 para a ampla concorrência, 3 para pessoas com deficiência e 10 para pessoas autodeclaradas negras. O concurso público é visto como essencial para o avanço de projetos como o Pix, Drex e outros relacionados à agenda de desenvolvimento e digitalização da autarquia.
A falta de profissionais qualificados impacta a implementação de projetos
Recentemente, Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro, anunciou que a falta de profissionais qualificados está causando impacto na implementação de novos projetos como o Drex, uma moeda digital emitida por banco central (CBDC). A divulgação de mais um edital de concurso pelo BC é, portanto, uma resposta a essa demanda, a fim de resolver esse déficit.