BM&C NEWS
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA
Sem resultado
Veja todos os resultados
BM&C NEWS
Sem resultado
Veja todos os resultados

Agora você pode se Demitir Por meio de Acordo Trabalhista!

BMCNEWS Por BMCNEWS
22/01/2024
Em ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atualizações na lei n° 13.467, ou “nova reforma trabalhista”, criaram uma opção legal para que a finalização do contrato de emprego seja feita por meio de uma negociação entre empregador e funcionário. As novas regras visam beneficiar ambas as partes no que diz respeito às verbas rescisórias. Os impactos dessas mudanças já podem ser observados na prática.

O acordo trabalhista e seus benefícios

Pela nova legislação, um contrato de emprego pode ser encerrado pela concordância entre empregador e empregado, beneficiando ambas as partes em relação às verbas rescisórias. O trabalhador tem direito a 20% da multa rescisória e poderá retirar até 80% do saldo do FGTS. Adicionalmente, ele tem direito a outras verbas trabalhistas comuns, como salário e férias proporcionais, além do décimo terceiro.

Leia Mais

Edifício sede dos Correios. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Correios anunciam plano de reestruturação com fechamento de mil agências e 15 mil demissões voluntárias

30 de dezembro de 2025
Como funciona o aviso prévio proporcional e quando vale 90 dias

Como funciona o aviso prévio proporcional e quando vale 90 dias

13 de outubro de 2025

Como funciona na prática?

Na prática, o desligamento acontece por meio de uma negociação entre as partes para encontrar o melhor modo de finalizar o contrato. Isso inclui a elaboração de uma carta de rescisão que explicita a razão do fim da relação contratual, os valores rescisórios e quais outros direitos trabalhistas serão pagos ao funcionário.

A opção é mais vantajosa do que pedir demissão?

Na maioria dos casos, a opção por um acordo trabalhista é mais interessante do que pedir demissão. Na rescisão por acordo, o trabalhador não precisa abrir mão de direitos como ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e multa rescisória, direitos esses que seriam perdidos em caso de pedido de demissão.

O exame demissional é obrigatório?

Sim, assim como qualquer outra forma de rescisão contratual, o acordo trabalhista demanda a realização do exame demissional. Essa avaliação visa verificar se as condições físicas e psicológicas do trabalhador não foram comprometidas ao longo do contrato de trabalho.

Em um contexto cada vez mais dinâmico e complexo das relações trabalhistas, a opção pela demissão por acordo se apresenta como uma alternativa justa e equilibrada para ambas as partes envolvidas no contrato de trabalho.

Escassez de mão de obra pressiona PMEs em 2026

Com suas arquibancadas íngremes e capacidade para 54 mil torcedores, o estádio do Boca Juniors tornou-se o caldeirão mais temido do futebol mundial

Sem fogueira e totalmente sozinha, ela acampou em uma montanha de neve, preparou seu próprio alimento em uma aventura de arrepiar

Com capacidade para 19 mil pessoas e inaugurado em 1975, o Estádio Amigão tornou-se o maior palco do futebol e da paixão no interior da Paraíba

Amazon projeta receita de até US$ 178,5 bi no trimestre

Bloqueio na estrada mais temida do Brasil isola o Norte e revive o pesadelo da lama na região amazônica

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar

Adicionar nova lista de reprodução

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • AO VIVO 🔴
  • MERCADOS
  • ECONOMIA
  • POLÍTICA

COPYRIGHT © 2025 BM&C NEWS. TODO OS DIREITOS RESERVADOS.