De acordo com especialistas em defesa do consumidor, a prática de clonagem de cartões continua sendo uma preocupação constante na era digital. Em caso de suspeita de clonagem, a recomendação é que o titular do cartão entre em contato imediato com a sua instituição bancária e solicite o bloqueio do cartão e a contestação das transações.
O que fazer caso identifique uma compra suspeita?

“A primeira coisa a se fazer é entrar em contato imediatamente com a instituição bancária pelo canal oficial comunicando o ocorrido em detalhes, solicitando o bloqueio imediato do cartão e a contestação das transações. Sempre evidencie o atendimento com os números de protocolo e demais procedimentos a serem realizados”, orienta a diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor (IDC), Renata Abalém.
Se meu cartão foi clonado recebo estorno do valor?
Até algum tempo atrás, a vítima de clonagem de cartão normalmente absorvia o prejuízo, mas as coisas mudaram. “Os próprios bancos estão sendo mais maleáveis sobre as contestações e estornos dos valores, mas é importante que se comprove a fraude”, completa a diretora jurídica do IDC.
Esta tendência é sustentada por decisões judiciais recentes, que tendem a responsabilizar as instituições bancárias e não o titular do cartão pela ocorrência da fraude.
Avaliação de estornos é feita com base no histórico do cliente
A decisão de estornar ou não as compras realizadas por meio de um cartão clonado é feita pelos bancos após uma análise do histórico de transações do titular do cartão. Aspectos como horário, item comprado, estabelecimento, dia e localização da transação são levados em conta na análise.
Procedimentos para comprovação de fraude
A orientação do IDC é que, em caso de suspeita de clonagem de cartão, o primeiro passo do titular seja fazer um Boletim de Ocorrência. “Depois, quando o banco verificar a compra e os estabelecimentos, normalmente vai perceber que os golpistas utilizam o cartão para compras diferentes das usuais e que não fazem parte do perfil do consumidor”, explica Renata Abalém.