Trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos poderão contar com um dinheiro extra em 2024. O abono salarial do PIS/Pasep começará a ser liberado a partir do dia 15 de fevereiro e continuará disponível até o dia 28 de dezembro de 2024.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2024?

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, para ter direito a este benefício, o trabalhador deve ter recebido até dois salários mínimos mensais, em média, em 2022. Além disso, também é necessário que o trabalhador esteja inscrito no PIS por, no mínimo, cinco anos e que tenha trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022.
Enquanto o PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, o PASEP é voltado para servidores públicos. Nesse caso, as regras também são as mesmas: é preciso estar inscrito no PASEP por, no mínimo, cinco anos e ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2022, bem como receber até, em média, dois salários mínimos mensais.
Além disso, em ambos os casos, é fundamental que todos os dados do trabalhador estejam atualizados e corretos na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) que é enviada pelo empregador ao governo.
Valor do abono salarial PIS/Pasep 2024
O valor do abono salarial é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base. Assim, para cada mês de vínculo empregatício registrado em 2022, o trabalhador tem direito a 1/12 do valor do salário mínimo vigente no ano de pagamento do abono. Ou seja, quem trabalhou o ano todo receberá o valor de um salário mínimo integral.
Considerando o salário mínimo de 2024, que é de R$ 1.412,00, um trabalhador que esteve empregado durante todo o ano de 2022 receberá o valor integral, enquanto quem trabalhou por seis meses receberá a metade, ou seja, R$ 706,00.
Como consultar o PIS/PASEP 2024
Fizemos um guia rápido para você consultar o PIS/PASEP de seis maneiras diferentes, todas pelo CPF. Uma das formas é pelo site do CNIS e é bem simples: basta entrar no portal, clicar em “cidadão”, depois em “inscrição” e digitar os dados solicitados. Outra maneira prática é pelo aplicativo Meu INSS, onde seu número NIT/PIS estará abaixo do seu nome.
Outra forma é ligando para o INSS, pelo número 135, ou para a CAIXA, pelo número 0800-726-0207. E por fim, existem aplicativos para celular: CAIXA Trabalhador e Carteira de Trabalho Digital. Em ambos, após fazer o login, você encontrará a opção de consulta ao PIS.
Saques do PIS/PASEP 2024
Para efetuar o saque do PIS, é necessário possuir o Cartão do Cidadão e uma senha registrada. Com esses dados em mãos, o saque pode ser feito em qualquer terminal de autoatendimento da Caixa ou em qualquer casa lotérica. Se não possuir o Cartão do Cidadão, é possível comparecer a qualquer agência da Caixa, apresentando um documento de identificação válido.
Para o servidor público que recebe o PASEP, o processo é semelhante: o beneficiário pode se dirigir a qualquer agência do Banco do Brasil, apresentando um documento de identificação. Adicionalmente, é possível realizar uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) para qualquer outra instituição financeira.
Se você tem direito, fique de olho no PIS/Pasep 2024!
Se você se enquadra nos critérios para recebimento do PIS/Pasep em 2024, é uma boa oportunidade para incrementar sua renda. Por isso, prepare-se para receber seu abono, que estará disponível a partir de fevereiro. Não perca as datas e verifique sua situação para garantir que você receberá esse benefício pelo qual trabalhou e contribuiu.
Lembre-se: o abono salarial é um direito do trabalhador. Portanto, caso tenha direito, não deixe de sacar seu benefício!